A natureza agradece: em SFI, tamanduá é capturado e devolvido ao seu habitat

Um tamanduá-mirim foi visto por populares em cima de uma árvore, em um terreno baldio, na rua José Luiz de Freitas, área central de São Francisco de Itabapoana (SFI) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) foi acionada e, sob o apoio da Guarda Civil Ambiental, fez o resgate do animal.

Mesmo com a vegetação densa, os agentes obtiveram sucesso na captura do animal. Logo em seguida, o tamanduá foi devolvido a natureza, nas intermediações da Estação Estadual Ecológica de Guaxindiba. O local se enquadra como o habitat mais propício para que a espécie encontre alimento, abrigo, proteção e companheiros de reprodução.

Segundo informações da secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Landim, esse tipo de mamífero já foi visto outras vezes na região. “No mês passado, um tamanduá foi resgatado sob o telhado de uma casa no litoral da cidade. A Sema também resgatou em outras épocas esses animais em zonas urbanizadas. Nesses casos, pedimos que as pessoas entrem em contato conosco. A equipe prontamente irá capturar o animal para devolvê-lo a seu habitat natural”, completou. O  contato da Sema é (22) 98161-6713.

Perfil – O tamanduá-mirim ou tamanduá-colete é um mamífer o nativo da mata atlântica brasileira com distribuição ampla na América Latina. É mais ativo à noite e durante o dia procura árvores para descansar. Quando sentem-se ameaçados, adotam uma postura “bípede”, apoiando-se nos membros posteriores e na cauda para parecerem maiores e mais ameaçadores. Alimentam-se principalmente de formigas e cupins.

AsCom-SFI

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta