Distrito Industrial de Campos terá posto avançado do governo do Estado
Diretor da CODIN -RJ visita Distrito Industrial de Campos com o objetivo de transformar o distrito industrial de Guarus num centro de inovação com startups e incubadoras com o objetivo de aproximar as industrias do ecosistema de inovação. E anunciou de imediato já colocar um posto avançado do Governo do Estado no local.
Na última segunda feira, 26 de abril, o diretor- presidente da Codin-RJ, Júlio Andrade esteve visitando o Distrito Industrial de Campos para verificar as demandas levantadas pela AIC-Associação das Indústrias Guarus Codin Campos e as empresas estabelecidas no local.
A visita foi um desfecho de um encontro realizado no Rio na semana passada entre o Presidente da AIC Lucas Vieira e o presidente da Codin RJ agendado e apoiado pelo Deputado Rodrigo Barcelar.
A visita as indústrias contou com a presença de alguns empresários de Campos, do vice-presidente da FIRJAN Luiz Damião, com o Diretor de Novos Negócios da CODIN-RJ Rafael Menezes, com o Diretor de Incentivos Fiscais da CODIN-RJ Rafael Lyryo, ; o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Luiz Mário Concebida.
Durante a visita ao Distrito industrial, que é do poder do Estado, eles verificaram a situação das ruas , estradas e ouviram as demandas do setor industrial. O presidente da AIC,Lucas vieira entregou uma série de reivindicações como o recapeamento das ruas internas, novos acessos ao distrito industrial e a regularização das áreas pendentes de documentação, medida que dificulta, por exemplo, a chegada de novas indústrias à região. Também pediu o reconhecimento da associação como parceiro da Codin e mostrou que o distrito industrial pode ser um elo de ligação entre o Porto do Açú e a BR 101, viabilizando uma rodovia entre o distrito e a ponte de integração.
“Estive no Rio na quarta-feira da semana passada para discutir os problemas do distrito, e em apenas cinco dias os diretores já estavam aqui conferindo in loco”, conta o presidente da AIC e conselheiro da Firjan Norte Fluminense. “Temos uma série de demandas, como por exemplo, a abertura de um acesso de 80 metros até a BR-101, que nunca foi feito. E eles imediatamente já acionaram outros setores do governo, de modo que a visita já se revela efetiva, com ações práticas”.Relatou o Presidente da AIC.
“Nós mapeamos as condições das indústrias da região, vamos viabilizar uma base no distrito industrial de Guarus, que contará com a presença semanal da direção, ouvindo as demandas e cobrando soluções. A proposta é fazer do distrito um polo de incubadoras e startups, envolvendo a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento. Campos tem um distrito com potencial imenso, e aqui será o projeto-piloto, com o objetivo de transformar o distrito industrial de Campos numa base de apoio as empresas da região. ”, explicou o diretor-presidente da Codin, Júlio Andrade.
Na terça- feira (27), Presidente da CODIN esteve em visita a FIRJAN e também ao Porto do Açú.
ASCOM/ AIC
RANOTÍCIAS