” E AGORA JOSÉ” Comprovado: comércio de Campos não provoca aglomeração.

Até então, não se havia olhado por este prisma. O fato é que nesta quarta-feira, 21 de abril, é  considerado feriado nacional, (Tiradentes) e como por essas bandas, não ouve (feriadão), as agências bancárias não tiveram expediente na cidade,  e dessa forma, constatou-se que mesmo com o comércio funcionando de portas abertas, o centro da cidade campista ficou praticamente deserto, fazendo com que muitos comerciantes, como já estava determinado pela prefeitura, não tivessem porque manterem suas portas abertas depois das 16 horas, como determinado por decreto municipal. 

Divulgação
 Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) defendeu a volta do funcionamento do comércio nos horários normais, sem redução.
 
Assim ficou constatado que quem de fato causa e provoca a aglomeração no centro da cidade, não é o combalido comércio, este até porque, já há muito vem demonstrando sua fraqueza com o gigantesco número de portas fechadas no centro da cidade, a sua grande maioria com placas em suas portas escritas: “Aluga-se”.
 
Dessa forma o CDL divulgou nota oficial:

“Na prática ficou comprovado o que já vinha sendo observado por muitos: com a redução do horário bancário e sua força de trabalho, as agências provocam imensas filas, principalmente em dias de pagamento de benefícios, como parcelas do auxílio emergencial. As entidades representativas de classe tem batido nesta tecla, afirmando que o comércio tem que voltar a funcionar no seu horário normal e que o atendimento bancário também deve voltar operando com a força normal de trabalho”, informou a CDL.

Devido ao decreto estadual que antecipou os feriados de Tiradentes e São Jorge no início do mês, a CDL anunciou o funcionamento do comércio nesta quarta e na próxima sexta-feira (23). As lojas de ruas estão liberadas para abrir das 9h às 16h. Já os shoppings podem funcionar das 10h às 20h. A CDL ressalta a importância dos cuidados preventivos contra a Covid-19, como o uso de máscara de proteção, álcool em gel 70% para higienização das mãos e o distanciamento social.
Atualmente, Campos está na fase vermelha do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. De acordo com o decreto em vigência, em se tratando de estabelecimento comercial, o descumprimento das medidas sanitárias específicas por tipo de comércio no “Regras da Vida” e de isolamento social estabelecidas poderá acarretar em sanções previstas em legislação municipal, inclusive, com a cassação de alvará, multa no valor de 2 Uficas. Em caso de reincidência, multa de 10 Uficas.
 
Por: Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta