Descartado Lockdown aos finais de semana em Campos

 

Em reunião do Gabinete de Crise da Covid-19, acontecida na manhã desta sexta-feira (16), o subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, descartou a adoção de lockdown total aos fins de semana. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde Charbell Kury afirmou que o número de casos da doença em Campos atingiu um platô, com diminuição de internações e da fila de espera por leitos de UTI, e que o Município deve prosseguir com a flexibilização de medidas restritivas. Um decreto com novas regras sanitárias deve ser emitido ainda nesta sexta, em suplemento ao Diário Oficial do Município.

 

Citando o Mapa de risco da Covid-19 do Estado do Rio, o subsecretário afirmou que a região Norte Fluminense deixou e bandeira roxa, que representa risco “muito alto”, e passou à vermelha, que representa risco alto. Há perspectiva de que a região volte à bandeira laranja, que representa risco moderado, nos próximos dias.

 

Kury afirmou que Campos “se aproxima do fim da terceira onda da Covid-19”, mas chamou atenção para a mudança do perfil dos pacientes, que passou a ser composto principalmente por jovens com idades entre 20 e 30 anos, faixa etária que ainda não foi vacinada e se encontra mais exposta a “uma variante extremamente transmissível e letal”.

 

Segundo o subsecretário, a Covid-19 deve passar a se manifestar como “pequenos surtos em bairros da cidade”. Com isso, a estratégia de combate à pandemia no Município deve passar a ser descentralizada. Isso aconteceria com vigilância atuando de forma localizada, por meio do rastreio de casos, de ações de prevenção do contágio e de acompanhamento dos doentes caso a caso. A medida seria associada a uma aceleração da vacinação.

 

Kury pediu à população de Campos que mantenha cuidados como preservação do distanciamento social, uso de máscaras em locais público e higiene das mãos

 

Hirano reforçou o pedido de observação das medidas preventivas enquanto a vacinação progride, para que se evite a adoção de novas restrições sanitárias. Ele alertou a população que caso a transmissão da Covid-19 não se mantenha sob controle, novas medidas restritivas serão necessárias.

 

Já Adelsir Barreto, secretário municipal de Saúde, afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde confirmou “para sábado ou domingo” o envio de mais um lote de vacinas, não só com doses da Oxford/AstraZeneca, como as duas últimas remessas, mas também da CoronaVac, o que permitiria ao Município retomar a vacinação aos fins de semana e a aplicação de segundas doses do imunizante, suspenso nesta quinta-feira.

 

O vice-prefeito Frederico Paes afirmou que serão abertos pelo Município 10 novos leitos de UTI e 20 de clínica médica “nas próximas semanas”.

 

O prefeito Wladimir Garotinho não esteve presente na reunião, que contou com as participações de autoridades, como o promotor Marcelo Lessa e o defensor público Lúcio Campinho, de representantes da sociedade civil organizada, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo Castro Abreu, e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Norival Manhães, e de vereadores.

ASCOM

RA NOTÍCIAS

MIRIAN VIEIRA

Deixe uma resposta