Após prefeito de Campos sinalizar lockdown total, comerciantes de lanchonetes e restaurantes fazem manifestação
Proprietários de lanchonetes e restaurantes da cidade de Campos, tentaram ser atendidos na sede da prefeitura nesta tarde de quarta-feira (14), sem sucesso, pois por parte do executivo, nem o prefeito e nenhum representante se encontravam diante da sede do poder executivo municipal.
Foto: N.U.
Desta forma, os membros da Liga Gastronômica de Campos, que é composta por proprietários de restaurantes e lanchonetes, resolveram, fazer uso de sonorização na manifestarem, pois não suportam mais a crise econômica em que se encontram, muitos inclusive, já tiveram que fechar suas portas de forma definitiva.
A manifestação não se deu apenas diante da prefeitura de Campos. Os membros da Liga Gastronômica, em marcha e aos gritos de “queremos trabalhar” percorreram várias ruas e avenidas da cidade, onde no cruzamento entre as Avenidas 28 de Março e Beira Valão, (José Alves de Azevedo), resolveram parar o trânsito nos dois sentidos, o que provocou um engarrafamento, o que fez chamar a atenção de quem passava pelo local.
Participaram do protesto, cerca de 100 comerciante que são contra ao fechamento de bares e restaurantes na cidade.
Empunhando faixas e cartazes, eles, os empresários disseram que cumprem todas as determinações de segurança exigidas para evitar o contágio do Novo Coronavírus.
Eles informaram que “não concordam que os ambientes em que atuam estivessem oferecendo risco de propagação do coronavírus”.
Vale ressaltar que desde a última segunda-feira (12), bares e restaurantes só funcionam com o sistema take away (venda na portas) e delivery (entrega domiciliar).
Em nota divulgada mais tarde, a assessoria da prefeitura informou que entende a preocupação dos comerciantes, e informa que a medida é necessária para evitar a circulação de pessoas nas ruas e, desta forma, reduzir a disseminação do vírus e o número alarmante de novos casos e de mortes. A ocupação de leitos nas redes SUS e Particular é de 100% e 30 pessoas aguardavam na fila à espera de um leito de Covid, a média de mortes por dia é de 10 pacientes. Importante ressaltar que os comerciantes podem trabalhar com delivery e take away o que contribuiu para o fluxo de vendas.
Amanhã sexta (16), irá acontecer uma reunião de Gabinete de Crise quando novas medidas serão avaliadas e posteriormente publicadas em DO.
RANOTÍCIAS