Fim do Lockdown em Campos

Genilson Pessanha
Conforme acordado na última terça-feira (06), o comércio em Campos irá reabrir gradativamente a partir da próxima segunda-feira (12).
O decreto com as novas flexibilizações nas medidas restritivas de combate à Covid-19 será publicado ainda nesta sexta-feira (09).
As novas determinações foram amplamente discutidas durante reunião do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19, que durou quase três horas e contou com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, entidades ligadas ao comércio e outras representatividades da Sociedade Civil Organizada.
Durante a reunião, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou a abertura de novos leitos de clínica médica e UTI.
Ele aproveitou para apelar pela sensibilidade da população. “Não adianta restrição maior do que 21 dias. A gente precisa é que as pessoas tenham noção do momento e é um apelo novamente à sociedade, que respeite o distanciamento, que use a máscara, que higienize as mãos. Porque a Prefeitura está fazendo a parte dela, assim como as demais autoridades. Na última semana foram abertos 13 leitos de clínica médica e serão mais 49 agora na próxima semana. Então foram 30 leitos de UTI e 62 de clínica médica disponibilizados para a população a partir de domingo”, afirmou.
O subscretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, apresentou dados sobre a propagação do coronavírus nos últimos dias no município. “Apesar do nosso escore geral, calculado até o dia 7, mostrar que estamos no vermelho, esse vermelho se dá por conta de internações e óbitos. Mas aí vem a eficácia de lockdown. Alguns estudos sugerem que a estratégia é eficiente depois de 14 dias, a um ponto de que não mais nenhum ganho esperado para frente para estender o lockdown. Então, onde quero chegar com isso tudo, a nossa medida de intervenção tomada nessas três semanas conseguiram seu efeito na redução e nós iremos vê-las ao longo das próximas duas semanas”, disse.
A reunião foi transmitida ao vivo através da página oficial da Prefeitura no Facebook. Com as novas decisões, o comércio deverá ser reaberto gradativamente. Outras restrições, como a proibição de atividades ao ar livre, também devem ser flexibilizadas.
ASCOM
RA NOTÍCIAS

Deixe uma resposta