Profissionais de Educação Física fazem protesto diante da Prefeitura de Campos
Sem trabalhar, profissionais de educação física e donos de academias protestam em frente à prefeitura de Campos.
Dezenas de profissionais de educação física – profissão considera essencial – protestaram em frente à prefeitura de Campos na manhã desta quarta-feira (31). Além dos professores, a ação contou com o apoio dos donos de algumas academias da cidade, que percorreram a Avenida 28 de Março com cartezes e faixas, pedindo que o prefeito, Wladimir Garotinho, reveja o decreto em que mantém os estabelecimentos fechados.
De acordo com os manifestantes, eles só querem que a lei seja cumprida e que o prefeito reconheça integralmente a profissão como atividade essencial e, claro, reabra as academias. “Nosso trabalho é promover não só a saúde física, mas também a saúde mental. Em casa, sem ter como se execitar, a população vai adoecer da mesma maneira, mesmo que não seja de covid-19. É possível sim manter nossos estabelecimentos aberto cumprindo todo o protocolo de segurança”, disse um dono de academia.
Além de não oferecer saúde à população, as academias fechadas também resultam em outro grande problema: o desemprego. Segundo outro empresário presente ao protesto, ele precisou demitir uma secretária e um professor de educação física por causa do lockdown “Infelizmente, as contas não param de chegar. É aluguel, água, luz, enfim, uma infinidade de compromissos que temos que honrar. Sem os alunos, a gente fica obrigado a demitir. Pedimos ao prefeito que se sensibilize com nossa situação”, ressalta.
Sem trabalhar há mais de uma semana, a professora de educação física, Jessíca Moraes,destaca que está passando necessidade, já que a única forma de renda dela é com o trabalho de personal trainer. “Muita gente teve que parar de treinar por não haver locais disponível. A prefeitura simplesmente fecha e sequer avalia a possibilidade de oferecer uma renda, uma ajuda a autônomos como eu”, bradou.
A reportagem do jornal Notícia Urbana entrou em contato com a assessoria da prefeitura. Em nota, o setor responsável disse que os profissionais estão sendo recebidos neste momento pelo Subsecretário de Governo José Renato Matos e pelo vice-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Marcelo Valentim.
Por: N.U.
RANOTÍCIAS