RIO ESTÁ ENTREGANDO NESTA SEGUNDA-FEIRA, O MAIOR LOTE DE IMUNIZANTES AOS MUNICÍPIOS ATÉ O MOMENTO
Esse é o maior lote já entregue às 92 cidades fluminenses até o momento.
O Ministério da Saúde entregou ao estado do Rio, no sábado (20), 396 mil doses de CoronaVac e, na sexta-feira (19), 10 mil doses da Oxford/Astrazeneca. Todas serão usadas como primeira dose. O lote de Oxford/Astrazeneca será enviado a 26 municípios que têm comunidades quilombolas.
O Ministério da Saúde enviou ofício aos estados orientando o uso imediato dos imunizantes, enviados no dia 17 março, que estavam retidos para segunda dose. De acordo com o documento, a medida visa a acelerar o processo de vacinação em todo o país.
As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão retirar as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição será feita por seis helicópteros.
Até as 9h desta segunda-feira (22), o estado registrava 850.603 pessoas vacinadas com a primeira dose e 294.431 com a segunda.
Vacinação no Rio
Na capital fluminense, estão sendo vacinadas hoje (22) as mulheres de 74 anos. Amanhã (23) é a vez dos homens de 74 anos e, na quarta-feira (24), são as pessoas com 74 anos ou mais. Na quinta-feira (25), a primeira dose será aplicada nas mulheres de 73 anos, na sexta-feira (26), nos homens de 73 anos, e no sábado (27) é a repescagem para pessoas com 73 anos ou mais.
Das 8h às 17h, a imunização ocorre nas clínicas da família, centros municipais de saúde, Planetário da Gávea, Tijuca Tênis Clube, Museu da República (Catete), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Leme) e Casa Firjan (Botafogo).
Nos quartéis do Corpo de Bombeiros do Humaitá e Copacabana, além do Quartel de Busca e Salvamento, na Barra da Tijuca, também se aplicará a vacina. O drive-thru do Parque Olímpico, também na Barra, continua funcionando das 9h às 15h.
Para a primeira dose, há ainda a opção do posto de vacinação para pedestres no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com entrada pelo portão 1, na Radial Oeste, das 9h às 15h.
Edição: Lílian Beraldo