Coletiva com o Governador em exercício Claudio Castro e Eduardo Paes no Palácio Guanabara. Estefan Radovicz / Estefan Radovicz / Agência O Dia 
      Byline
Coletiva com o Governador em exercício Claudio Castro e Eduardo Paes no Palácio Guanabara. Estefan Radovicz / Estefan Radovicz / Agência O Dia BylineEstefan Radovicz/Agencia O Dia
 
Rio – A divergência de estratégia entre prefeitura e governo do estado ganhou contornos ainda mais tensos nesta segunda-feira (22). Via Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, se referiu às medidas sugeridas pelo governador em exercício, Cláudio Castro, como ‘CastroFolia’. Os dois travam um debate desde o fim da semana passada: Paes, ao lado do prefeito de Niterói, Axel Grael, é a favor de restrições mais duras, como o fechamento do comércio não essencial. Castro, no entanto, prefere medidas mais brandas.
“CastroFolia! A micareta do governador! Definitivamente ele não entendeu nada do objetivo de certas medidas”, escreveu o prefeito no Twitter, ao compartilhar uma matéria sobre a sugestão do governo do estado de manter bares e restaurantes abertos, mas decretar um ‘superferiadão’ de dez dias.
A divergência pública entre prefeitura e governo é a primeira desde que Paes assumiu o mandato, em janeiro. À época, Paes e Castro eram alinhados nas estratégias de combate à pandemia. Ambos defendiam que o lockdown era uma ideia descartada naquele momento, e focaram na abertura de leitos na rede pública. Em um encontro, Castro admitiu que um de seus primeiros votos na vida política foi em Eduardo Paes, para vereador, em 1996.
 
POR O DIA
RANOTÍCIAS