Presidente da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência, vereador Raphael Thuin visita APOE com a diretoria da Câmara e fecha parceria

Visando apoiar o trabalho já realizado há 57 anos pela Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), o presidente da Câmara Fábio Ribeiro e os representantes da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência, composta pelo presidente o vereador Raphael Thuin e os edis Bruno Vianna e Leon Gomes, foram recebidos nesta quarta-feira (17) pela diretora da instituição Neide Gebara e equipe técnica.

Durante a visita, a diretora apresentou as demandas aos vereadores, como a regularização do pagamento dos convênios existentes e novas parcerias para ampliar os serviços que atualmente atendem 320 pessoas e têm um fila de espera de mais de 100 pessoas, sendo que, para atender esta demanda, seriam necessário mais profissionais técnicos, como uma auxiliar de consultório odontológico, além de um equipamento autoclave, conforme explicou a diretora Neide Gebara. 

O presidente da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência, Raphael Thuin,  propôs ao presidente do Legislativo uma parceria entre a Câmara e a Apoe, visando inserir dois alunos na Câmara. A proposta foi atendida de imediato por Fábio Ribeiro, que ficou feliz em conhecer de perto o trabalho, se comprometendo a ajudar no que for possível e também a sugerir a outros setores da administração pública municipal que possibilitem oportunidade a esses alunos de elevar a autoestima e ajudar suas famílias com o salário.

Thuin ainda a ressaltou a importância desse apoio à instituição, que é uma referência em Campos e, além de oferecer o atendimento pedagogo, trabalha a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Lembrou, ainda, que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e transformação, tanto que nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que aconteceu em 2019 nos Emirados Árabes, três alunos da Apoe, que treinavam em parceria com a Fundação Municipal de Esporte, integraram a delegação brasileira e trouxeram na bagagem duas medalhas, sendo um de prata e outra de bronze, nas modalidades de futebol e vôlei de praia.

De acordo com o presidente da Câmara, Fabio Ribeiro, hoje foi mais um dia de aprendizado junto com a equipe da Apoe, que desenvolve um trabalho de excelência com as pessoas com deficiência de nossa cidade. “As vezes, um simples gesto nosso como cidadão pode ajudar muito instituições como a Apoe. Vamos abraçar esta instituição e procurar trabalhar para que este belo trabalho seja mantido”, concluiu  Fábio.

 A Apoe, além de oferecer atendimento pedagógico oferece cursos de qualificação, como de empacotador, repositor, camareira e almoxarifado, entre outros. Também são oferecidas aulas de artesanato, fruto de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e com a Uenf. Hoje, são 320 famílias assistidas e existe uma fila de espera de mais de 100 pacientes. De acordo com a diretora Neide Gebara, apesar do salário dos trabalhadores estarem atrasados há 77 dias, o atendimento contínua sendo realizado em 40% de sua capacidade, visando cumprir os protocolos da Covid-19, oferecendo alimentação e atividades ocupacionais.

 

Gabinete/Vereador Raphael Thuin

RA NOTÍCIAS

Mirian Vieira

Deixe uma resposta