A Prefeitura de Campos mantém o município na fase amarela por mais uma semana. Mais com algumas mudanças.
A Prefeitura de Campos mantém o município na fase amarela do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais por mais uma semana.
O novo decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial, nesta terça-feira (16), traz algumas mudanças nas medidas restritivas, como proibição de menores de cinco anos em bares, restaurantes e shoppings; e ampliação do horário de funcionamento apenas para restaurantes. As novas regras ficam vigentes até o próximo dia 22.
De acordo com o novo decreto, o horário de funcionamento de bares segue até as 21h. No entanto, os restaurantes estão autorizados a funcionar até as 23h, estando vedado o consumo de bebida alcoolica entre 21h01 e 23h. Fica mantida a proibição de música ao vivo em ambos os segmentos. Os serviços de delivery poderão funcionar até as 23h59.
Outra novidade nas novas regras é que as lojas de vestuário e congêneres poderão voltar a utilizar as cabines de provadores, desde que o espaço seja de fácil higienização. Também foram liberadas as atividades esportivas ao ar livre.
O novo decreto também mantém as medidas adotadas anteriormente como: proibição de cinemas; redução para 30% da capacidade de lotação das academias, clubes e igrejas, com controle na entrada e observância das “regras da vida”; proibição de atividades comemorativas e “buffet”, e a utilização dos dispositivos públicos pertencentes à Fundação Cultural e Jornalística Oswaldo Lima. Os shoppings centers, que possuírem quiosques de venda de alimentos, deverão fornecer local específico para consumo, não sendo permitida a ingestão nos corredores daqueles estabelecimentos. A cobrança de uso de máscara das lojas e demais dispositivos, sob pena de multas e cassação de alvará.
O Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, a superintendência de Posturas e a secretaria de Segurança Pública, com apoio da Polícia Militar, deverão inspecionar e exercer seu poder de polícia sanitária através da garantia do cumprimento do protocolo “regras da vida” e demais protocolos específicos, ficando os estabelecimentos que desacatarem a determinação sujeitos à interdição, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades cabíveis.
O Gabinete de crise Covid-19 irá se reunir na próxima segunda-feira (22), para discutir novas ações a serem implementadas.
ASCOM
RA NOTICIAS
Mírian Vieira