Estréia da Coluna “Fala Vereador” com a jornalista Mírian Vieira

Hoje, terça dia 23, foi realizada a primeira sessão presencial da Câmara de Vereadores de Campos.

E a Coluna “Fala Vereador” entrevistou o Presidente da Câmara Fábio Ribeiro e o líder do governo Vereador Álvaro de Oliveira:

Jornalista Mírian Vieira: Presidente, qual a expectativa para esta primeira sessão?

Presidente Fábio Ribeiro: A expectativa é muito boa, 80% dos nossos vereadores foram renovados. Isso quer dizer que eleitor de Campos não estava satisfeito com a postura da legislatura anterior. E nós focamos em trazer o povo de volta para nossa casa. Não só na questão física , mas também para os debates. Campos passa por um momento muito difícil na área financeira, na área institucional e precisa de grandes debates. E a gente assumiu este papel de trazer o povo de volta ao protagonismo na câmara.

Jornalista Mírian Vieira: Qual vai ser a prioridade no momento?

Presidente Fábio Ribeiro: Com certeza a área da saúde. Temos projetos importantes na área da saúde, principalmente na questão da COVID. Vamos fiscalizar a questão de furar fila de vacinação, das áreas religiosas que estão pedindo o retorno e cada vereador tem sim uma questão da pandemia para debate.

Jornalista Mírian Vieira: Presidente, primeira vez em muitos anos que não foi eleita nenhuma mulher. Mesmo assim, a câmara pretende ter esse olhar para as questões das mulheres em nossa cidade, visto que é crescente o número de feminicidio em Campos?

Presidente: Como falei antes, a nossa proposta é de debate. Debate de temas importantes para a nossa cidade. E o feminicidio é uma de nossas preocupações. Nós já recebemos representantes do Ministério dos Direitos da Cidadania e assumimos um compromisso de debater não só o feminicidio como também a gravidez precoce. Não temos representante feminino nesta legislatura mas vamos ter este olhar para as politicas públicas para mulheres.

Mírian Vieira: Campos ontem recebeu mais doses da vacina. Mas há uma grande polêmica sobre as quantidades recebidas. A Câmara pretende entrar neste debate?

Presidente: Na verdade a polêmica é nacional,  o governo nacional tomou a medida de descentralizar a distribuição e então eu não vou fazer um julgamento. Isto vem causando um desgaste muito grande á nível nacional. Tive a oportunidade de receber as doses no aeroporto e foi muito emocionante. Vi funcionários da saúde chorando, ao ver a vacina chegando,  por tudo que passaram com pacientes e familiares. Quero até aproveitar a coluna e fazer uma homenagem aos cidadãos que de alguma forma foram vitimados pela COVID. Mas a gente tem que ser firme.  E tivemos nisso tudo um fato inédito. Pela primeira vez uma gestão da  câmara devolve  ao poder público municipal uma importância de 1 milhão e 300 mil reais em janeiro.

Mírian Vieira: E como este dinheiro vai ajudar?

Presidente: Demos a sugestão de comprar mais vacinas. Mas o poder público municipal não está podendo comprar. Pensamos fazer o correto, mas  há uma defasagem nacional.  Fizemos apelo há vários Deputados Federais, porque eles sim podem diretamente exigir uma melhor distribuição das vacinas para os municípios. Só nos resta esperar.

A Coluna também ouviu neste primeiro dia o líder do governo na Câmara, o Vereador Álvaro de Oliveira:

Jornalista Mírian Vieira: Vereador qual a expectativa deste primeiro dia?

Vereador Alvaro: A expectativa é a mesma do legislatura passada, muito trabalho e iniciar com união. E principalmente deixar claro que todos estão unidos por um mesmo objetivo: Devolver a população toda a confiança depositada na gente. E trabalhar muito.

 

 

Por Mírian Vieira.

Deixe uma resposta