Após maior enchete de sua história, Carangola em MG recebeu visita de seu governador nesta segunda-feira
O governador do Estado de Minas Gerais, Zema, garantiu reconstrução em Carangola, cidade atingida fortemente pelas chuvas desde sexta-feira (19).
CARANGOLA – Fortemente atingida pelas chuvas dos últimos dias, que ocasionou a maior enchente da história, Carangola, importante pólo de desenvolvimento econômico da Zona da Mata Mineira, recebeu na tarde desta segunda-feira (22), a visita do governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema.
Na oportunidade ele acompanhou pessoalmente as operações do Corpo de Bombeiros (CB 193) e da Defesa Civil (199), prestou solidariedade às vítimas e afirmou que o governo vai oferecer recursos para a reconstrução do que foi perdido na forte enchente.
“Lamento estar aqui numa situação não muito agradável, mas, felizmente, não tivemos vítimas. Estamos agora acompanhando o que é necessário para reconstruirmos a cidade. O estado vai dar total apoio ao município”, declarou o governador.
A cidade que fica ao lado do também castigado pelas águas da enchente, o município de Espera Feliz , sofreu com diversas ruas obstruídas por lama e destroços. Zema garantiu que “as estruturas afetadas serão reconstruídas o quanto antes”.
O governador atribuiu os recentes estragos na região à mudança climática e à extensão territorial do estado. “Um estado do tamanho de Minas Gerais está sujeito a ter ocorrências tristes”, avaliou.
“Eu disse ao prefeito (de Carangola) que minha grande preocupação é com relação ao futuro. Carangola não pode conviver com esse tipo de risco todo verão. No ano passado tivemos problema e, nesse ano, o problema foi intensificado. Sabemos que é uma situação que vai demandar estudos e obras no futuro, mas, é o que precisamos fazer. Caso contrário, essa situação pode se repetir e ninguém quer viver numa cidade que corre esse risco”, afirmou Zema.
De acordo com o governador, a prefeitura ainda deve apurar o tamanho dos estragos para que o governo do estado contabilize a ajuda financeira.
“Esse valor vai depender do levantamento. A prefeitura vai fazer o levantamento de quantas pontes foram afetadas, quantas ruas foram destruídas e outros problemas. Com o tempo teremos esses dados e será público. Vamos correr atrás para que a prefeitura tenha condição de reconstruir o quanto antes”, reafirmou.
Acesse: www.clickcarangola.com.br
Chuvas em Carangola
A cidade sofre com os prejuízos da chuva desde a madrugada de sexta-feira (19/02), quando o volume de precipitação registrado ficou entre 50 e 100 mm, quantidade esperada em todo o mês de fevereiro.
No sábado (20), de acordo com o Corpo de Bombeiros (CB 193), foram realizados 42 salvamentos de pessoas que estavam ilhadas em situação de risco, duas pessoas com princípio de afogamento – vítimas apresentaram tosse devido ter ingerido água em grande quantidade – e quatro pessoas em situação de risco iminente de desabamento de edificação em local de difícil acesso.
Por: Click Carangola | Com informações Estado de Minas.
RANOTÍCIAS