UPH São José duplica atendimento ambulatorial e abre marcação para novas consultas
O atendimento ambulatorial da Unidade Pré-Hospitalar São José, na Baixada Campista, foi duplicado no mês de janeiro de 2021, promovendo a regularização de serviço, que chegou a ser suspenso na gestão passada. Ao todo foram realizados em 30 dias de governo do Prefeito Wladimir Garotinho 717 atendimentos de várias especialidades. Em dezembro, esse atendimento havia alcançado somente 317 pacientes. Na próxima segunda-feira (22), a UHP inicia a marcação para 1.500 vagas de consultas para atendimento no mês de março.
Entre as especialidades mais procuradas em janeiro está clínico geral, com 278 atendimentos, seguido de ginecologia, com 111, e reumatologia, com 101. A UPH ofertou ainda atendimento com cardiologista, sendo 89, pediatra com 74, dermatologista com 46 e proctologista com 18.
A diretora da UPH, Verônica Benvindo Degel, explica que o atendimento ambulatorial chegou a ficar suspenso por sete meses na gestão passada.
“O atendimento foi retomado em novembro, mas com muita reclamação da população. As pessoas vinham aqui, mas não conseguiam marcar a consulta com o médico. No inicio do governo de Wladimir Garotinho conseguimos regularizar a marcação de consultas e o resultado foi a duplicação do atendimento”, disse.
Desde o início da nova gestão, oito médicos retornaram ao trabalho e, segundo a supervisora de Divisão de Serviços Administrativos, Eliane Ribeiro, a expectativa é de que esse número aumente já que os profissionais que estavam afastados foram convocados, através de decreto municipal, a se reapresentarem ao trabalho presencial. “Os médicos afastados começaram a retomar ao trabalho e, com isso, podemos aumentar as vagas para consulta”, disse.
Marcação Consulta – Para o atendimento do mês de março serão abertas 1.500 vagas para sete especialidades, com marcação presencial das 7h30 às 16h, enquanto houver disponibilidade, e também através da Central de Regulação. Na próxima segunda-feira (22) a marcação é para pediatria (160 vagas) e clínica médica (540). Na quarta-feira (24) é para cardiologia (160 vagas). Já na sexta-feira (26), a marcação é para Dermatologia (160 vagas), Ginecologia (160 vagas), Proctologia (160 vagas) e Reumatologia (160 vagas).
Para marcar a consulta é preciso apresentar RG, CPF, Cartão SUS, endereço e um número de telefone. Caso seja a primeira vez que o paciente busca qualquer uma das especialidades, precisa de encaminhamento médico.
ASCOM
Mírian Vieira