Cheia do Rio Carangola causa enchente em Porciúncula e águas seguem para Itaperuna
O aumento do nível é constante. Às 12h, segundo a Defesa Civil, a cota estava em 7,44m, 20 centímetros a menos do que uma hora depois. Além dos 5,20m para inundação, também são consideradas as cotas de atenção e alerta, que são de 3,80m e 4,80m, respectivamente.
Equipes da Prefeitura de Porciúncula estão desde a manhã de sexta-feira (19) atuando para atender a população. A secretaria de Promoção Social providenciou abrigos aos desalojados. Centenas de pessoas foram encaminhadas à Escola Mirela Meira Lira, à Creche Vovó Dininha e ao Colégio Estadual José de Lannes, onde assistentes sociais do município prestam atendimento às famílias.
De acordo com a Prefeitura, as pessoas agora abrigadas nos colégios são catalogadas e recebem café da manhã, almoço e jantar, material de higiene, informações e máscaras.
— A secretaria já estava se preparando para este momento desde janeiro, com todo o aparato e suporte assistencial. Para os que não têm, doamos travesseiros, colchões e lençóis, além de máscara para todos os abrigados — disse a secretária de Promoção Social, Maria Antonieta Correa Gomes.
A equipe de Saúde do município também está prestando atendimento aos desabrigados, com visita de plantonistas em caso de necessidade. Há também equipes de trabalho nas ruas, atendendo moradores e prestando ajuda e informações.
A Defesa Civil pede que a população evite entrar na água da enchente, circular desnecessariamente nas ruas e transitar a pé ou de carro sem necessidade nos bairros alagados. Também há orientações para que não haja descarte de lixo de qualquer espécie nas ruas. É recomendado que se economize água, use máscara e evite aglomerações, além de ficar atento à possível elevação da cota do rio. Em caso de necessidade, o telefone para atendimento à população é 3842-1388.