Atenção para mais chuva na Serra e no Norte/Noroeste do RJ e divisa com MG
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda influenciam o RJ neste fim de semana. Confira a previsão e os volumes de chuva.
A cidade de Espera Feliz em Minas Gerais, ao lado do município de Carangola, vários bairros foram tomados com o transbordamento do rio, deixando inúmeras famílias desabrigadas.
A prefeitura da cidade decretou Estado de Calamidade e a Defesa Civil segue com intenso trabalho para socorrer os afetados.
Centro de Espera Feliz e o transbordamento do Rio Carangola/Portal Espera Feliz
A Prefeitura Municipal de Espera Feliz, junto com a Polícia Militar, informou que a área central da cidade teve o trânsito fechado na tarde desta sexta-feira (19).
O objetivo é facilitar a circulação somente de pessoas que estejam em áreas de risco ou que estejam prestando algum tipo de auxílio aos cidadãos de áreas de risco.
O comunicado pede que aqueles que não estiverem em situação de perigo e nem estiverem prestando auxílio a alguém que esteja, não saiam de casa. O texto lembra do momento de pandemia e alerta para o risco de circulação de pessoas desnecessariamente.
Menos gente nas ruas facilita o trabalho daqueles que estão colaborando com as pessoas afetadas pelas águas, além de protege-los de exposições ao novo coronavírus.
Áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste se organizaram formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e grandes volumes de chuva caíram sobre o Norte/Noroeste e a região Serrana do estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. Este fim de semana ainda é de alerta para chuva volumosa nestas regiões. O tempo fica instável no Grande Rio e as outras regiões fluminenses.
Confira quanto choveu em algumas localidades do Norte/Noroeste Fluminense, no período de 96 horas entre 18 horas de 15/2/2021 e 18h de ontem dia 19/2/2021, de acordo com a medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:
Bom Jesus de Itabapoana: 164,8 mm
Santo Antônio de Pádua: 121,4 mm ( média para fevereiro: 113 mm)
Itaocara/Centro: 85,4 mm (75 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
Natividade: 87,4 mm (68 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
São Francisco de Itabapoana: 78,4 mm (73 mm caíram entre 18h do dia 18 e 18h do dia 19/2)
Itaperuna/Distrito de Raposo: 112,6 mm (média para fevereiro de 111 mm)
Campos dos Goytacazes/Baixa Grande: 74,0 mm (média para fevereiro: 61 mm)
Atenção para chuva volumosa na região Serrana do RJ
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também provocaram chuva moderada a forte esta semana sobre a região Serrana do estado do Rio de Janeiro. A chuva foi menos frequente e volumosa do que no Norte/Noroeste fluminense, mas mereceu atenção.
Em Nova Friburgo/Lumiar, em 48 horas, entre 17 horas do dia 17 e 17 horas do dia 19 de fevereiro, o Cemaden registrou 93,3 mm. No mesmo período choveu 79,8 mm na região de Petrópolis/Araras.
Foto: Climatempo