Funcionários do Detran entram em greve em todo o estado do RJ

Funcionários realizaram ato
Funcionários realizaram ato / Divulgação
Funcionários do Detran entraram em greve em todo o estado do Rio de Janeiro. A decisão pela paralisação foi tomada no último dia 8 de fevereiro, em assembleia no Sindicato dos Servidores do Detran/RJ (Sindetran). As atividades foram suspensas cinco dias depois, no início do feriado de Carnaval. Os trabalhadores pedem melhores condições de trabalho e cumprimento da progressão funcional.

Nesta quarta-feira (17), os servidores se reuniram em uma manifestação na sede do Detran, na avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro. Após o ato, uma comissão formada pelos trabalhadores e pela diretoria do Sindetran foi recebida no Palácio Guanabara. A reunião aconteceu nesta tarde mas seu resultado de forma oficial não foi divulgado. De acordo com a diretoria do sindicato, o Detran tem sofrido interferência política que culminou em um “caos administrativo”.

Em documento divulgado pelas redes sociais, o Sindetran apontou que as principais reivindicações da categoria são: ações mais eficazes contra a Covid-19; correção salarial; melhores condições de segurança e infraestrutura no ambiente de trabalho; cumprimento da progressão funcional; ocupação dos quadros técnicos do órgão por funcionários capacitados para a função.

No último dia 12, abrindo as ações de greve, foi realizada uma ação, com a presença de diversos servidores, em uma unidade do Detran na cidade do Rio de Janeiro.

Em nota, o Detran informou que “respeita o direito à greve, mas esclarece que parte dos serviços está mantida nos postos, já que o movimento é de servidores concursados. As empresas prestadoras de serviço e os funcionários comissionados seguem trabalhando”.

O órgão acrescentou que “o movimento afeta diretamente a população, prejudicando os serviços de identidade, habilitação e veículos, que já estão com demanda reprimida por conta da pandemia. A paralisação impacta também os mutirões, que já atenderam mais de 80 mil pessoas aos sábados”.

“Sobre as demandas do movimento, a administração do Detran.RJ mantém reuniões semanais com o sindicato. Na última, em 12 de fevereiro, foi tratado, inclusive, um cronograma com datas para atender cada solicitação”, finalizou.

 
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta