ACIC se preocupa com o retorno da Fase Laranja
FOTO/DIVULGAÇÃO
A partir desta terça-feira (19) restaurantes, bares, academias de ginásticas, inclusive de condomínios, salões de belezas, estádios e igrejas devem ficar fechados por uma semana. O objetivo é reduzir o número da doença que aumentou nós últimos dias. A decisão foi anunciada nesta manhã em coletiva na sede da Prefeitura com a presença do vice-prefeito Frederico Paes e o Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde de Campos, Charbell Kury.
– Infelizmente chegamos numa situação crítica de contaminação da covid-19, com o alto índice de internações e óbitos. Mas isto já era previsto, fruto das aglomerações na campanha eleitoral e festas de final de ano que contribuíram para este caos. As pessoas ainda precisam entender da necessidade do uso da máscara, álcool gel e distanciamento, enquanto não houver esta consciência os índices continuaram alto. Então a Prefeitura decidiu aplicar uma medida mais enérgica para conter este avanço. Os empresários que estão cumprindo com os protocolos não devem ser “punidos” por aqueles que não o cumprem. Reflete no fechamento do estabelecimento, desempregando e não pagando os impostos, acarretando um custo maior ao Poder Público” ,desabafou Leonardo Castro.
O município de Campos já registrou 586 casos de mortes por Covid-19, desde o inicio da pandemia em março de 2020. De acordo com o vice-prefeito Frederico Paes, o município está numa situação crítica e por isso foi necessário tomar medidas mais restritivas. Ele acrescentou que o prefeito Wladimir Garotinho está em reunião nesta segunda-feira (18) com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para tentar agilizar as entregas das vacinas contra o coronavírus. No último sábado a cidade já recebeu 160.400 mil seringas e agulhas que será usadas na vacinação contra a Covid-19.
O coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde de Campos, Leonardo Cordeiro, alerta a população para usar máscaras e manter a higienização correta das mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% além de evitar aglomerações. A Prefeitura também irá aumentar a fiscalização na Praia do Farol de São Thomé, para evitar aglomerações, principalmente nos finais de semana.
Fonte: ASCOM/ACIC