E agora?Vacina defendida por Dória desde o início, após pressão: Butantan diz que eficácia global da Coronavac é de só 50,38%
Inicialmente, instituto apresentou dados de eficácia fatiados, de 78% em casos leves e 100% para casos graves.
Mas na hora de divulgar o real resultado de forma completa, o governador do Estado de São Paulo, que desde o início defendia a vacina Coronavac, (chinesa e do Instituto Butantan), João Dória não apareceu na coletiva.
São Paulo – Após pressão de cientistas e jornalistas, o Instituto Butantan divulgou nesta terça-feira (12/1) que a eficiência global da Coronavac é de 50,38%. Na semana passada, o órgão, ligado ao governo de São Paulo, havia anunciado – após quatro adiantamentos – que a eficácia da vacina contra a Covid-19 era de 78% em casos leves e de 100% nos graves.
Esses índices significam que entre toda a população que for vacinada há 50% de chances de o imunizado se infectar e apresentar um quadro muito leve da doença. A pessoa também estará 78% protegida contra casos leves e 100% segura contra casos moderados e mortes.
Desde que apresentou os dados fatiados de eficácia, o Butantan vem sofrendo pressão da Anvisa e de especialistas para divulgar o estudo completo e a comparação com outras nações. A Turquia já havia anunciado que a eficiência do imunizante no país ficou em 91% e, nessa segunda-feira (11/1), a Indonésia informou que ficou em 65,3%.