Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Campos se reúne com instituições.

O Plenário Álvaro Lopes Vidal, da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, foi palco nesta terça-feira (12) da primeira reunião pública da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência com os representantes de instituições como APOE, APAE, APAPE, AMA, Educandário São José Operário e Conselho da Pessoa com Deficiência. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, o vereador Raphael Thuin (PTB), e pelos edis Bruno Vianna (PSL) e Leon Gomes (PDT), que integram a mesma.

“É uma honra para mim ser presidente da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência e poder continuar trabalhando em prol das pessoas vem ao encontro das atividades que desenvolvo há mais de 15 anos. Hoje, recebemos os representantes das instituições para ouvir suas demandas e nos colocarmos à disposição nesta luta para garantir os direitos e ampliar os serviços a serem oferecidos”, destacou Raphael Thuin.

Os três vereadores ouviram os representantes das instituições que se mostraram preocupados com a renovação dos convênios com a Prefeitura, para garantir o atendimento a cerca de três mil pessoas assistidas pelas unidades. As instituições ainda sofrem com as medidas de isolamento social, implantadas desde março de 2019 no município devido à pandemia da Covid-19, que as impede de realizarem bingos ou outros eventos.

Os membros da comissão permanente se colocaram à disposição para juntar forças em prol das pessoas com deficiência, buscando ações que garantam os seus direitos. A presidente da Apape, Nayara Peçanha, aprovou a iniciativa dos vereadores em promover a reunião e de se colocarem à disposição das instituições. “Nós já procuramos o prefeito Wladimir Garotinho para expor a situação e uma reunião está prevista para acontecer nos próximos dias, visando garantir recursos que permitam dar continuidade ao trabalho“, concluiu.

Já a presidente da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Campos (AMA), Marcela Peixoto, parabenizou a iniciativa e ressaltou que é necessário ainda pensar em políticas públicas que garantam o atendimento às pessoas com deficiência em todas as idades. “Não podemos deixar de parabenizar o trabalho realizado pela Fundação Municipal de Esportes, com a criação do Projeto Paraesporte, que transformou a vida dos assistidos e de suas famílias tendo o esporte como ferramenta de inclusão”, destacou Marcela.

Participaram ainda da reunião, a presidente da APOE, Neide Gebara, da Apae, Regina Célia Carvalho de Azevedo, do Educandário São José Operário e do Conselho da Pessoa com Deficiência, Raul Ferrarez Alves e o presidente da Fundação Municipal do Esporte, Fabio Coboski.

O vereador Bruno Viana destacou que esta luta pela inclusão começou com seu pai, o ex-deputado estadual Gil Vianna e que está no seu DNA. Já Leon Gomes destacou que conhece essa luta de perto, pois tem um filho com deficiência e sabe da importância desta luta para garantir seus direitos.
Fonte: Assessoria Câmara.

Mirian Vieira

Deixe uma resposta