Itaperuna em alerta com alta no nível do rio Muriaé o que pode vir à afetar Campos

Rio Muriaé volta a baixar em Itaperuna – Radio Itaperuna
Foto: Rádio Itaperuna
O nível do rio Muriaé subiu nas últimas horas em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e se aproxima da cota de transbordo (4,20 metros), ao alcançar, na manhã deste sábado (26), a marca de 3,94 metros. Em Campos, o nível do rio Paraíba do Sul está dentro da normalidade, e recebe sem transtornos a água do Muriaé, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Major Edison Pessanha.
A Prefeitura de Itaperuna informou que a equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil passou a gerenciar no estágio de alerta (nível laranja) a situação do rio Muriaé, cujo curso d’água registrou, em medição às 10h15 deste sábado, o nível de 3,94 metros (o status de alerta é decretado quando as cotas situam-se entre 3,89 m e 4,19 m. Segundo a Defesa Civil municipal, a previsão de precipitação (quantidade de chuva) no setor da Bacia Hidrográfica do rio Muriaé, à montante de Itaperuna, para as próximas 24 horas é relativamente alta, variando entre 22 mm e 45 mm (Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé e Laje do Muriaé), razão pela qual o nível verificado na calha poderá sofrer acréscimos nas próximas horas, o que acarretaria na elevação do estágio para o nível de alarme (cotas entre 4,19 m e 4,49 m).
Aviso meteorológico emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que virão acompanhadas de raios entre a tarde deste sábado e madrugada de domingo (27) nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O aviso destaca, ainda, a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo.
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraíba do Sul / Divulgação – Defesa Civil
Em Campos, a medição do Paraíba realizada neste sábado registrou cota de 7,74 metros. A cota normal é de 5,80 metros e a de transbordo, 10,40 metros. “A situação em Campos está sob controle, mas a Defesa Civil continua em estágio de atenção”, afirmou major Edison Pessanha.
A chuva que atingiu a região nos últimos dias também causou transtornos em São Fidélis e Santo Antônio de Pádua, onde várias ruas ficaram alagadas. 

Deixe uma resposta