Vídeos: 18 tripulantes são resgatados na Bacia de Campos após rebocador naufragar na madrugada desta sexta-feira (20)


WhatsApp
Um navio rebocador da empresa OceanPact, que fazia serviço de oceanografia, naufragou na madrugada desta sexta-feira (20) a cerca de 98 km (53 milhas náuticas) do Farol de São Thomé, em Campos. A informação foi confirmada pela própria proprietária da embarcação e pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Ao todo, 18 tripulantes foram resgatados com vida e ninguém se feriu. 
De acordo com a OceanPact, a embarcação de nome Carmen afundou às 4h55, próximo à plataforma P-31, no Campo de Albacora, em profundidade aproximada de 250 metros, após o abandono da tripulação.
Por meio de nota, a empresa também informou que os 18 tripulantes foram resgatados das balsas salva-vidas e estão em segurança a bordo das embarcações que prestaram apoio atendendo ao chamado do Carmen antes do abandono. Não há nenhum ferido ou desaparecido e todos os tripulantes resgatados passam bem.
“Nossos times de gestão de emergência e crise foram acionados e o comitê de investigação de incidente definido para apuração das causas deste evento. A Marinha do Brasil já foi devidamente informada do incidente. A OceanPact Geociências está prestando todo o apoio necessário aos tripulantes e a seus familiares e à disposição para esclarecimentos que se façam necessários às autoridades”, completou a empresa.
Fotos e vídeos WhatsApp
De acordo com o Sindipetro-NF, a embarcação saiu de Niterói no último domingo (15) e um dos tripulantes teria sido resgatado por uma embarcação que estava a caminho do Porto do Açu, enquanto os demais foram salvos por um navio a caminho do Rio de Janeiro.
Também por nota, a entidade informou que cobrará à Petrobrás o devido suporte aos trabalhadores resgatados além de exigir o cumprimento do ACT com a participação do sindicato na comissão de investigação de acidentes. 
“A falta de fiscalização em algumas embarcações contratadas pela Petrobrás assim como a precarização das equipes de fiscais a bordo acende um alerta para a necessidade de fortalecimento das equipes de fiscalização ‘in loco’”, ressalta o diretor de saúde e segurança do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Petrobras e aguarda um posicionamento.
 
 Confiram em vídeo, cenas do dramático resgate da tripulação:
 
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta