Vaticano esclarece fala do Papa Francisco quanto a união entre pessoas do mesmo sexo
Vaticano não apoia união civil entre homossexuais e diz que fala do papa foi tirada de contexto.
O Vaticano disse que os comentários do papa Francisco sobre a união civil de casais homoafetivos, parte do documentário Francesco, lançado em outubro, foram retiradas de contexto e não simbolizam mudanças na doutrina católica.
O diretor do documentário, Evgeny Afineevsky, alegou a repórteres que entrevistou o papa, mas jornalistas encontraram o vídeo em questão em um material gravado pela rede de televisão mexicana Televisa em 2019. Parte do material foi deixada de fora da transmissão televisiva.
A secretaria de Estado do Vaticano emitiu orientações aos embaixadores para explicar o alvoroço que os comentários de Francisco criaram após a estréia do filme “Francesco” em 21 de outubro, no Festival de Cinema de Roma. O texto foi revelado pelo biógrafo papal Austen Ivereigh. Uma fonte do Vaticano confirmou a informação nesta segunda-feira (2) e um embaixador no México publicou o texto em uma página de Facebook.
Nele, o Vaticano confirmou que Francisco estava se referindo à sua posição em 2010, quando era arcebispo de Buenos Aires, e se opôs fortemente às iniciativas para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em vez disso, ele defendeu a extensão da proteção legal aos casais homossexuais sob o que é entendido na Argentina como uma lei da união civil.
Da AP, Reuters com Gazeta Brasil