Adolescente pode se tornar o ‘santo padroeiro da internet’ por milagre no Brasil
Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, foi beatificado pela Igreja Católica.
Em fevereiro, o Papa Francisco afirmou que o adolescente havia realizado seu primeiro milagre: um menino brasileiro, de apenas 7 anos, que sofria de um raro distúrbio pancreático, foi curado após pedir a intercessão de Carlo.
Mas, para que seja declarado santo – e não apenas beato – é necessário que dois milagres sejam confirmados. No entanto, sabe-se que pontífices abandonaram a exigência de um segundo milagre, de acordo com a The Associated Press.
Carlo já foi apelidado de “o santo padroeiro da Internet”, mas ainda não está claro por meio de qual conceito, objeto ou atividade Acutis se tornaria o patrono se fosse canonizado.
Na semana passada, na cerimônia de beatificação, o Cardeal Agostino Vallini disse que “Carlo usou a internet a serviço do Evangelho , para chegar ao maior número de pessoas possível”, acrescentando que ele via o mundo virtual “como um lugar a ser usado com responsabilidade, sem se tornar um escravo dele.”
Carlo Acutis – nascido em Londres em maio de 1991, filho de pais italianos que se mudaram para Milão logo depois – está sepultado em uma tumba em Assis, na Itália. Embora seja o mais jovem a ser beatificado na era moderna, não será o santo mais jovem se receber o título.
Em 2019, o Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta Marto , duas crianças portuguesas de 10 e 9 anos, que morreram durante a pandemia de gripe espanhola e que viram uma aparição da Virgem Maria – que se apresentou como Nossa Senhora de Fátima – enquanto cuidavam de ovelhas.