UBSs em Campos começam a ser reabertas para auxiliar no atendimento da população

Unidade na Lapa continua fechada
Unidade na Lapa continua fechada / Rodrigo Silveira
A Saúde de Campos anunciou na noite dessa sexta-feira (02) um novo fluxo para o atendimento da Covid-19. A medida altera o horário de triagem do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus e dirige o serviço, após esse horário, para as unidades de emergência. O novo fluxo de atendimento foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em conjunto com o Ministério Público. Durante a semana, a Prefeitura já tinha anunciado o início da capacitação dos profissionais da saúde para o atendimento pós-Covid-19, para o retorno do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A qualidade do atendimento nas UBSs e unidades hospitalares foi alvo de reclamação essa semana. Até sexta, Campos somava 6.216 casos confirmados e 384 óbitos. Outras 5.090 pessoas se recuperaram da doença. A ocupação de leitos públicos, próprios e contratualizados, para o tratamento da Covid-19 está em 46% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e em 22% na clínica Médica.
A decisão por um novo fluxo de atendimento, segue apontamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica e foi analisada pelo grupo de crise no enfrentamento ao novo coronavírus. No período noturno, a partir das 19 horas, o Centro de Controle continuará recebendo pacientes, garantindo os encaminhamentos e regulação hospitalar, quando houver forte suspeita clínica e epidemiológica. “A medida ocorre devido a estabilidade de atendimentos neste momento. O Centro registra maior procura por atendimento no período da manhã até às 19 horas e ao anoitecer já não há procura para atendimento no local”, informou.
A reformulação de fluxo amplia a oferta de locais de atendimento à Covid-19 e, segundo a Prefeitura, melhora o atendimento com especialistas nos Centros de Referência e nas UBSs. Até o momento 29 unidades estão abertas em diferentes locais da cidade e outras estão sendo reabertas progressivamente. Na área central da cidade, a UBS Alair Ferreira, na Lapa, está entre as fechadas.
O processo retorno do atendimento das unidades visa a cobertura nas cinco regiões do município para que, caso a UBS do bairro não esteja reaberta exista uma mais próxima dentro da região.
Durante todo o mês de setembro foram realizadas capacitações com foco no atendimento pós Covid-19, além de atualizações em saúde da mulher, da criança e na hipertensão arterial e diabetes. Também, há em curso a otimização de atendimento nos três Centros de Referência (2 Centros de Referência da Criança e 1 Centro para Gestação de Alto Risco) com especialistas que estarão retornando às suas funções.
 
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta