Porto acerta contratação de Evanilson, que deixa o Fluminense
Evanílson Foto: Mailson Santana / Fluminense
Evanilson será mais um jovem a deixar prematuramente o Fluminense. O atacante de 20 anos recebeu uma proposta do Porto, de Portugal, e está de malas prontas para viajar a Lisboa e assinar com o novo clube. Ele embarca nesta terça-feira e, portanto, não atuará no Fla-Flu válido pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro e também não vestirá mais a camisa tricolor.
Como o atacante pertence à Tombense e estava no Fluminense por empréstimo, o Tricolor pouco pôde fazer para segurá-lo. Internamente, a saída era considerada iminente. Evanilson foi contratado para substituir Fabio Silva, revelação lusitana que foi vendida nesta janela de transferências para o Wolverhampton, da Inglaterra.
Além do Porto, Evanilson recebeu propostas do Internacional, do Grêmio, do “City Football Group” (empresa que administra clubes como o Manchester City, da Inglaterra) e o Crystal Palace, que até então estava na dianteira para ter o atacante. Questões financeiras e de planejamento de carreira o fizeram escolher a ida para Portugal.
Venda de Evanilson foi intermediada pela GestiFute, do empresário Jorge Mendes. Contrato com o Porto será de cinco temporadas.
O Fluminense é detentor de 30% dos direitos de Evanilson — 10% dos direitos econômicos e 20% de taxa de vitrine pois o jogador foi vendido antes do fim de 2021, quando terminaria o empréstimo.
Evanilson é o vice-artilheiro do Fluminense em 2020, com nove gols em 24 jogos. Ele foi contratado para as categorias de base em 2013, após ser descoberto no Estação, do Ceará. Antes de vingar no clube, foi emprestado ao STK Samorín, uma filial do tricolor na Eslováquia, e explodiu em 2019, quando foi o artilheiro do Brasileiro Sub-20.
Confira a nota oficial do Fluminense:
“Conforme informado ao Fluminense pelo clube detentor dos direitos federativos do atleta, o atacante Evanilson acertou sua transferência para uma equipe de Portugal. O Fluminense tinha 10% de direitos econômicos do atleta e 20% de taxa de vitrine, razão pela qual ficará com 30% do resultado financeiro obtido pela Tombense (MG) na venda para o clube português. O Tricolor permanecerá com 6% de direitos econômicos sobre o percentual da Tombense numa futura venda que seja realizada pelo clube português. O Fluminense informa ainda que tentou a permanência do atleta até o final do Campeonato Brasileiro, mas o clube português não flexibilizou e exigiu a ida do atleta de forma imediata.
O Fluminense esclarece ainda que não está divulgando o clube de destino do atleta a pedido da diretoria da referida equipe, que pretende anunciar a contratação do atleta de forma exclusiva através dos canais de comunicação”
POR:
O Dia
RANOTÍCIAS