Convenções políticas esquentam tabuleiro eleitoral em Campos
Desde o dia 31 de agosto, está aberta a temporada das convenções partidárias que oficializam as pré-candidaturas a prefeito e vereador e começam a esquentar de vez o tabuleiro eleitoral na região. Maior cidade do interior fluminense, Campos conta com pelo menos 15 pré-candidaturas de 14 partidos diferentes. Em São João da Barra, onde a política costuma ser agitada, são seis pré-postulantes. Já em São Fidélis, oito nomes estão no jogo. O prazo para o final das convenções é 16 de setembro e as candidaturas só viram realidade após o crivo da Justiça Eleitoral. Até lá, a tendência é de que o número de pré-candidatos diminua.
Em Campos, foram três convenções durante a semana, que definiram a oficialização dos três primeiros pré-candidatos a prefeito. Dos outros 11 partidos, pelo menos outros sete também marcaram as datas de suas convenções.
Na última quarta-feira (2), o PSDB foi a primeira legenda a oficializar a pré-candidatura do petroleiro Lesley Beethoven para prefeito. Além dele, os tucanos definiram uma chapa “puro sangue” com a médica Carla Waleska (PSDB) para ser vice.
No dia seguinte, foi a vez do Republicanos confirmar a pré-candidatura do apresentador e ex-vereador Alexandre Tadeu. Como vice, a indicação da legenda foi do ex-comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) Ramiro Campos (Republicanos).
Na sexta-feira (4), foi a vez do empresário Jonathan Paes ter a pré-candidatura ao Executivo aprovada pelos integrantes do Partido da Mulher Brasileira (PMB), com Doutor Constantino Ferreira (PMB) como vice.
Já o Cidadania, do atual prefeito Rafael Diniz, realiza sua convenção nesse sábado (5), a partir das 10h. A expectativa é pela aprovação da pré-candidatura à reeleição de Rafael, mas a definição do vice ou da vice não deve sair neste final de semana.
Para a próxima semana, duas outras convenções já estão marcadas. Na quinta (10), acontece a reunião do PMN, que tem o empresário Cláudio Rangel como pré-candidato. No sábado, será a vez do PDT de Caio Vianna, que convidou o desembargador aposentado José Mota Filho para ser vice. Sem uma resposta definitiva, o nome para compor a chapa continua em aberto.
Para abrir a semana seguinte tem a convenção do PSC no domingo (13). Embora a composição com Wladimir Garotinho (PSD) seja especulada há tempo, o empresário Marcelo Mérida mantinha sua pré-candidatura a prefeito. No entanto, com os recentes escândalos de corrupção envolvendo o governador afastado Wilson Witzel (PSC), ele próprio admitiu que o cenário não é favorável.
O PSD de Wladimir, inclusive, faz sua convenção no dia 15 de setembro e a tendência é a confirmação do nome do deputado federal. No mesmo dia, também será realizada a reunião do SD, do deputado estadual Rodrigo Bacellar, que tem o médico Bruno Calil como pré-candidato.
Fechando a lista das convenções marcadas está o Rede, em 16 de setembro, com João Damásio e José Maria Pessanha como pré-candidatos.
Início do calendário também em SJB e São Fidélis
O calendário das convenções também segue a todo vapor nas outras cidades da região. Em São João da Barra, a prefeita Carla Machado (PP) marcou a convenção do seu partido para 14 de setembro, mesmo dia da reunião do Podemos, que lançou a pré-candidatura de Márcio Nogueira.
Antes dos dois, acontece no próximo sábado a convenção do Patriota que vai definir se oficializa a pré-candidatura do empresário Renê Fernandes ao principal cargo político da cidade.
Os partidos dos demais pré-candidatos, Emilson Amaral (PSD), Otávio Carvalho (PMN) e Dominguinhos (PTC) ainda não definiram datas.
Já em São Fidélis, pelo menos oito pré-candidatos colocaram seus nomes no tabuleiro eleitoral do município e vão decidir, até 16 de setembro, quem vai dar um passo a mais no cenário eleitoral.
O atual prefeito Amarildo Alcântara (SD) foi o primeiro confirmar sua pré-candidatura à reeleição em convenção realizada na última quarta-feira (2).
Na próxima quinta-feira acontece o encontro do Republicanos, que tem a expectativa de oficializar a pré-candidatura de Celsinho Dutra.
Um dia antes do encerramento do prazo, em 15 de setembro, o MDB de Oberlan Plouvier, o Podemos de Henrique de Mutango e o PCdoB de Agapito Plovier fazem suas respectivas convenções.
Já o Pros do ex-prefeito Davi Loureiro, o PSC do vereador Higor Porto e o Psol do médico Sebastião Neto ainda não divulgaram as datas de suas respectivas convenções partidárias.
Aldir Sales
Foçha 1
RANOTÍCIAS