Nenhuma descrição de foto disponível.
Facebook
Em decreto publicado na noite desta terça-feira (25), o prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, autorizou a reabertura de bares e casas de festas, com público de até 50% e um terço da capacidade de lotação, respectivamente. A medida foi tomada no quinto dia consecutivo sem aumento de casos ativos da Covid-19 no município, quatro deles com queda, e o sexto sem novos óbitos. Atualmente, há nove pessoas infectadas e duas com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, são 921 casos confirmados — um a cada 41,9 habitantes —, com 34 óbitos.
De acordo com o decreto, os bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar até as 23h, metade da lotação máxima. Não há mais limite de horário para retirada e entrega de alimentos.
Continua proibida a realização no município de atividades que promovam aglomeração de pessoas, como competições esportivas e shows em bares e restaurantes. Por outro lado, foi autorizada a realização de eventos sociais em ambientes como salões e casas de festas, desde que assegurada a contenção do acesso ao interior do estabelecimento, respeitando a capacidade de 1/3 da capacidade total, garantindo a higienização de todas as pessoas com antissépticos à base de álcool (70º INPM) e exigindo a utilização de máscaras. O decreto cobra ainda que os locais sejam ventilados, “na medida do possível”, e que haja definição de protocolos e intensificação das ações de higiene e limpeza.
Dos 11 casos monitorados de Covid-19 atualmente — nove confirmados e dois suspeitos —, três pessoas estão internadas no Hospital Armando Vidal, enquanto oito cumprem isolamento hospitalar. Nesta terça, o município superou a marca de 4 mil testes realizados, sendo 3836 testes rápidos e 180 enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). Nos números do dia, foram cinco novos casos confirmados, chegando a 921, e seis recuperados, totalizando 878. O 34º óbito por Covid-19 em São Fidélis foi registrado na quarta-feira (19).
Por: Matheus Berriel
Folha 1
RANOTÍCIAS