Confira: neve no Sul do país e em vídeo, como isso está afetando o transporte naquela região

Massa de ar polar e umidade criaram as condições ideais para o

fenômeno.

Nevou no Rio Grande do Sul na quinta-feira, 19 de agosto. A forte massa de ar polar e a umidade criaram as condições ideais para o fenômeno, que foi observado na serra gaúcha, em cidades como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Canela e Cambará do Sul. Cidades como Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Boa Vista do Sul, Pinheiro Machado, Rolante, Riozinho e São José dos Ausentes tiveram chuva congelada.

Em São Francisco de Paula, o fenômeno teve início por volta das 15h30min. No momento, os termômetros marcavam aproximadamente 3°C.

No final da tarde, os flocos caíram com mais intensidade, conforme registro do autônomo Iliseo Hentz, 52 anos. Ele já havia registrado a ocorrência de chuva congelada mais cedo e testemunhara a queda de alguns flocos mais esparsos.

 — Já pegamos neve, essa é a segunda vez. Mas é bem emocionante, é bem bonito. Coisa diferente, a gente fica emocionado — relatou.

Por volta das 20h30, com a temperatura a 0ºC, nevou também na cidade de Bom Jesus. A Secretaria de Turismo da cidade divulgou um vídeo com os primeiros flocos caindo do céu. A neve, entretanto, não está acumulando no solo.

Por volta das 14h, o município já havia registrado chuva congelada, fenômeno que também ocorreu em Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Boa Vista do Sul nesta tarde.

Em Nova Petrópolis, a chuva congelada ocorreu no início da tarde e foi registrada por Maicon Wingert, do Morro da Fome, na Linha Imperial.

Moradores relataram chuva congelada em Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves, Triunfo, Salvador do Sul, Santa Vitória do Palmar e Morro Redondo.

Algumas horas antes dos primeiros registros de flocos de neve em território gaúcho nesta quinta, o diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do RS (UFRGS), Francisco Aquino, já demonstrava otimismo com a possibilidade de ocorrência do fenômeno baseado no histórico do Estado.

—Neva uma vez por ano no Rio Grande do Sul — garantiu, ressaltando que muitas vezes a gente nem sabe que aconteceu. — Tem que ter neve neste ano. Nos nossos estudos das últimas décadas, as condições (de ocorrência de neve) são parecidas (com as que temos nesta quinta). Tem uma massa de ar frio muito robusta. Estamos em uma latitude subtropical, é um fenômeno lindo e difícil.

Na sexta-feira (21), todo o Rio Grande do Sul deve registrar as temperaturas mais baixas da semana, com mínimas entre 0°C e 2°C na maior parte do Estado. Confira a previsão.

Agora você vai ver como a neve e a chuva de granizo está prejudicando o transporte naquela região do Sul do país:
Vídeo: WhatsApp
GAÚCHAZH
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta