Festividades do padroeiro de Campos, São Salvador, se adaptam à Covid-19

Festa São Salvador com celebração adaptada ao

enfrentamento à Covid.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Foto: Salvador Marques/Facebook

A celebração religiosa da 368ª Festa do Santíssimo Salvador foi adaptada às medidas de enfrentamento à Covid-19. Representantes da Prefeitura e da Diocese de Campos se reuniram nesta terça-feira (4) para alinhar os últimos detalhes para o dia do padroeiro da cidade, na próxima quinta-feira (6), com missas, cortejo e apresentação musical. A Catedral celebrará seis missas, com até 70 fiéis por celebração, de acordo com o limite de 30% da ocupação de seu espaço, conforme prevê o Plano de Retomada de atividades econômicas e sociais – “Campos Daqui Para Frente”, na fase amarela.

No dia do padroeiro, haverá celebrações às 6h30, 8h, 10h, 13h, 15h e 17h na Catedral do Santíssimo Salvador. Para reservar lugares para as celebrações, antecipadamente, os fiéis podem ligar para (22) 2722-3864. No horário das 10h, será celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Essa celebração contará com transmissão via internet, no canal “Catedral SS Salvador”, no YouTube.

“Neste produtivo encontro, definimos, com os agentes do governo, que a tradicional benção concedida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também ocorrerá na Catedral, somente transmitida via YouTube. Sabemos do delicado momento e queremos garantir a saúde de todos”, observou o pároco da Catedral e vigário geral da Diocese, Monsenhor Leandro de Moraes.

Serão seguidos protocolos de segurança para todas as celebrações. No interior da Catedral, a Banda da Guarda Civil Municipal se apresentará, às 18h, e o Bispo concederá a Benção ao Município. O concerto e a benção serão transmitidos no YouTube. O cortejo com a imagem do Santíssimo Salvador sairá da Catedral, às 19h, mas não será acompanhado por carros. A imagem passará sozinha pelas ruas do Centro.

“A prefeitura e a Diocese seguem essa parceria tradicional. Neste ano, o cenário é diferente, mas a mensagem é a mesma. Todos se adaptaram para o bem-estar físico e emocional da população. Esta é a festa mais tradicional de nossa cidade e ela será celebrada e respeitada. Haverá transmissões via internet das missas, da benção do bispo. Nos esforçamos agora para que, em breve, possamos celebrar todos juntos”, comentou a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco.

Festa São Salvador com celebração adaptada ao enfrentamento à Covid

A reunião contou também com o superintendente de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes e o regente da Banda da Guarda Civil Municipal, maestro Rafael Almeida, além da subsecretária de Governo, Daniela Tinoco e do pároco da Catedral e vigário geral da Diocese, Monsenhor Leandro de Moraes.

Padroeiro da cidade:

Durante 1637 e 1660, portanto, 23 anos, Salvador Correa de Sá, foi Governador do Estado do Rio de Janeiro por 3 vezes, depois de chegar ao Brasil enviado por Portugal à quem serviu fielmente como político e Militar, sendo responsável por várias vitórias e conquistas para aquele país, como em Angola, São Thomé e Príncipe , acabando com a ocupação da Holanda nesses países.

Sendo uma Vila até então, a hoje cidade de Campos dos Goytacazes, não possuía, por ser extremamente Católica e ocupando lugar de destaque no cenário brasileiro, um padroeiro. Assim sendo, Salvador Correa, resolveu que o lugar deveria se consagrar à São Salvador (Jesus Cristo), de quem era muito devoto.

Foto de capa: mensagenscomamor.com

Por: N.U.

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta