Búzios retira carcaça de baleia da Praia da Brava assim com Camaçari teve que fazer no domingo (2) com Orca

O mamífero marinho apareceu morto e encalhou no sábado (01)

Baleia Jubarte retirada da Praia Brava
Baleia Jubarte retirada da Praia Brava – Prefeitura de Búzios
Uma operação que durou aproximadamente cinco horas de trabalho, foi responsável pela remoção da baleia Jubarte de 16 metros e cerca de 10 toneladas que havia encalhado já morta, na Praia  Brava, no último sábado (01/08), como informamos no dia através de informações passadas pelo colega do site, Derone Dias. Sua carcaça foi retirada da orla marítima nesta segunda-feira (3). Para isso, foi necessário o uso de uma retroescavadeira e uma embarcação que puxou o animal para levá-la até à Praia da Marina, para ser enterrada.
A operação de resgate da carcaça animal, foi semelhante a usada na praia de Guarajuba em Camaçari na Bahia, onde um animal orca, encalhou e vindo a ser necessário ser sacrificado. Os dois encalhes se deram simultaneamente no último sábado (1).
Orcas x baleias: quem vence essa batalha épica? - BBC News Brasil

As orcas, são predadores das baleias Jubartes e como essa que apareceu morta em búzios, elas usam o Brasil nesta época do ano para procriar na Bahia e seus predadores às seguem para caçá-las neste período.

A remoção da Jubarte contou com os profissionais da Guarda Marítima Ambiental e dos Guarda-Vidas. E foi fiscalizada pelo Prefeito André Granado e pelo Secretário de Meio Ambiente, Duda Tedesco.

Aparecimento de baleias orcas é raro no litoral baiano | Foto: Cidadão Repórter | A TARDE - Foto: Cidadão Repórter | A TARDE
Foto: Cidadão Repórter/ A TARDE
Búzios assim como Camaçari, está na rota das baleias  Jubarte que, nesta época do ano, deixam a Antártica para procriar em Abrolho no litoral da Bahia, Estado onde fica a Praia de Guarajuba onde a Orca encalhou e morreu também no último sábado (1) tendo a sua carcaça removida no domingo (2) da mesma forma que a Jubarte encontrada em Búzios no Estado do Rio de Janeiro..
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta