Donos de autoescolas fazem protesto para reabertura dos centros de formação em Campos
Donos das cerca de 36 autoescolas de Campos fizeram uma carreata na manhã desta terça-feira (28) para pedir a reabertura das unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) na cidade. A concentração aconteceu em frente ao Senai. De lá, os carros e motos saíram em comboio por importantes ruas do Centro. O destino foi a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na rua Barão de Miracema.
De acordo com os manifestantes, o objetivo do grupo foi chamar atenção das autoridades para a situação das autoescolas, que dependem do Detran para garantir a oferta de serviços como primeira habilitação, provas teóricas e práticas. A capacidade reduzida de atendimento pode resultar em novo fechamento das unidades, uma vez que os alunos já matriculados encerrem suas cargas horárias.
“Pagamos aluguel, luz, água e os instrutores. Mas, os candidatos chegam para tirar a carteira e vão embora, pois não temos como dar prazos. Quem já estava na escola está fechando suas cargas horárias. Daqui a uma semana ou duas, vamos ter que fechar novamente”, desabafa.
Em nota, o Detran-RJ informou que os exames práticos de direção serão retomados a partir do dia 3 de agosto, mas a decisão não contemplará o município de Campos. No interior, as provas poderão ser aplicadas em cidades como Rio das Ostras, Cabo Frio e Santo Antônio de Pádua. O órgão informou também que em outras regiões do estado há risco de contaminação moderado e que atua seguindo o plano de retomada gradual das atividades.
As autoescolas receberam permissão para voltarem a funcionar no último dia 24. Mas, como o órgão ainda não retomou atividades no Município por conta da pandemia do novo coronavírus, o atendimento está restrito à oferta de aulas a alunos já matriculados.
Por: N.U.
RANOTÍCIAS