Incêndio na Serra da Mantiqueira, divisa entre RJ, SP e MG preocupa autoridades
Previsão do tempo para o incêndio
na Pedra da Mina (MG/SP/RJ).
FOTO/Divulgação Bombeiros
Na tarde de ontem, 20 de julho, um grande incêndio ainda estava ativo e se alastrava pelas matas da Serra da Mantiqueira, na região turística conhecida como Pedra da Mina, na divisa entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este é um dos pontos mais altos do Brasil e é parte de um conhecido trekking de montanha chamado de Travessia da Serra Fina.
O alerta do incêndio foi dado ao ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na noite de 16 de julho pela população local e pelo monitoramento de queimadas do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O local é de difícil acesso, com altitudes acima de 2600 metros, e a logística para combater o fogo está sendo complexa. Bombeiros, brigadistas, voluntários, os guias de turismo e montanhistas se uniram para tentar debelar este incêndio.
Segundo o ICMBIO, as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Fumaça do incêndio vista por satélite
O incêndio já tem grandes proporções e da densa pluma de fumaça já podia ser vista pelos satélites meteorológicos.
A imagem abaixo é da NASA, em 20/7/2020. Com o vento predominante das direções nordeste/norte, a pluma de fumaça é orientada no sentido Minas Gerais-São Paulo.
Densa pluma de fumaça do incêndio na Pedra da Mina é visto por satélite
Previsão do tempo para os próximos dias
Não há expectativa de chuva para esta semana, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no próximos fim de semana.
Confira a previsão completa com a meteorologista Josélia Pegorim.
CLIMATEMPO
RANOTÍCIAS