Protesto pede pagamento dos RPAs em Campos e prefeitura emite nota em resposta
Trabalhadores que atuavam em Regime de Pagamento de Autônomos (RPA), na Prefeitura de Campos, realizaram uma manifestação, nesta quinta-feira (18), para reivindicar o pagamento de seus salários, que estão atrasados há seis meses. De forma pacífica, os manifestantes se reuniram na praça do Santíssimo Salvador, no Centro, para chamar a atenção da população e do Ministério Público. A Polícia Militar acompanhou o ato. Em nota, a Prefeitura de Campos informou que estudos seguem para avaliar as possibilidades de regularização dos salários, porém não foi informada nenhuma data para pagamento.
Segundo os manifestantes, por conta da falta de pagamento, algumas pessoas já estão passando dificuldades em suas casas, sem dinheiro até para compra de mantimentos. Como forma de protesto, os trabalhadores vestiram preto e ostentaram faixas. Todos estavam com máscaras de proteção e respeitaram o distanciamento entre as pessoas, para evitar a possível propagação do novo coronavírus.
Um dos organizadores da manifestação, Josué Santana, disse que são seis meses de salários e que já estavam acumulados em atraso, antes da dispensa.
— Tem muita gente passando fome porque o salário já vinha atrasado e agora nesse tempo de pandemia, as pessoas não têm como arranjar emprego. Tem muita gente em situação ruim — disse ele ao acrescentar que um grupo está se organizando para mover uma ação judicial.
De acordo com nota enviada pela Prefeitura de Campos, “alternativas para realização de pagamentos aos Prestadores de Serviço por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), vem sendo estudadas e viabilizadas pela Prefeitura de Campos – mesmo em meio às sucessivas quedas de arrecadação. Quanto aos salários em atraso, os estudos seguem para avaliar as possibilidades de regularização”.
Folha 1
RANOTÍCIAS