Se as autoridades públicas não tomam a iniciativa, condomínios particulares barram entrada de motos barulhentas

Condomínios de Campos barram entrada de

motoboys com motos barulhentas.

Condomínios de Campos barram entrada de motoboys com motos barulhentas

Já que as autoridades públicas do município não tomam nenhuma providência no intuito de combater a prática adotada por alguns motoqueiros que insistem a fazer uso de escapamentos com barulhos aterrorizantes, Moradores de Campos deram início a uma campanha para boicotar motoboys que trabalham com motos com o cano de descarga aberto ou com os chamados torbais. O motivo é que, além de ser um barulho infernal, a poluição sonora agrava problemas em pessoas com autismo, idosos, assustam bebês e animais. Para se ter uma ideia do tamanho do incômodo, em Campos já há condomínios que proíbem a entrada de veículos com esse tipo de som.

Nesse período de distanciamento social, aumentou significativamente o serviço delivery em vários bairros de Campos. E as motos, é claro, são sempre as mais viáveis para esse tipo de serviço. Porém, a atitude de trocar ou adulterar os escapamentos para chamar a atenção, além de aumentar a poluição sonora, o condutor está cometendo infração de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração grave, com aplicação de multa e retenção, os veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso ou trocado.

Segundo o síndico de um condomínio no Jóquei, durante reunião dos condôminos no ano passado, ficou decido que é terminantemente proibido a entrada de motos barulhentas na área residencial. “Aqui moram muitos idosos. Há bebês recém-nascidos também, animais e até pessoas com autismo. Se o barulho é infernal para a gente que não fora acometido por nenhum problema, imagina para quem tem a saúde mais debilitada?”, questiona o síndico.

Atualmente, neste condomínio, cerca de 10 entregas todos os dias deixam de ser feitas porque o motoboy não consegue entrar. “A gente lamenta que o motoboy venha fazer a entrega e não consiga entrar, mas regras são regras. Cientes da norma, alguns moradores vem até a portaria receber o produto. O bom seria se todos os profissionais mantivessem a moto com o escapamento original, silencioso como tem que ser”, acrescenta o síndico.

Diante da tormenta, moradores do condomínio viralizaram nas redes sociais uma campanha pedindo para que a população boicote motoboys que tenham o cano de descarga adulterados. O cliente liga para a empresa, faz a compra do que quer e, durante o pedido, já questiona junto aos estabelecimentos se o profissional que fará a entrega usa motos silenciosas ou barulhentas. Caso sejam veículos com o cano de descarga modificado, eles cancelam. O mesmo tem sido feito em aplicativos, onde muitos clientes chegam a cancelar o pedido na hora da entrega.

Por: N.U.

RANOTÍCIAS

 

Deixe uma resposta