Abandono de antigo estádio do Americano Futebol Clube preocupa população campista
A área que serviu como o estádio Godofredo Cruz, que pertencia ao Americano Futebol Clube, hoje sofre com a deterioração do tempo. Situado na avenida 28 de Março, no Parque Tamandaré, área nobre de Campos, o terreno demonstra seu aparente abandono. A Prefeitura informou que o proprietário da área recebeu uma notificação da superintendência de Postura para a limpeza o quanto antes e se prontificou a iniciar a ação na próxima semana.
O contrato de compra e venda, em forma de permuta, da então sede do Americano foi assinado em agosto de 2013. Com isso, a construtora Imbeg Engenharia passou a ser responsável pela área de 25 mil m2. Nesta transação, as dívidas tributárias e fiscais do Alvinegro campista foram quitadas e sanadas, incluindo a quitação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).
A demolição do estádio aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2014.
Inicialmente, a Imbeg pretendia construir no local um empreendimento comercial e residencial, porém o projeto teria sido adiado em razão de incertezas na economia.
A equipe de reportagem procurou a Imbeg para falar sobre o projeto e sobre o aparente abandono da área, mas até o fechamento da edição nenhuma resposta foi dada.
A Prefeitura de Campos informou, em nota enviada pela superintendência de Comunicação, que a superintendência de Postura notificou o proprietário do terreno para que seja feita a limpeza no local o quanto antes. “O proprietário informou ao órgão que ainda na próxima semana a ação será iniciada. A superintendência de Postura segue com os trabalhos de fiscalização. Para denúncias, a população deve entrar em contato pelo WhastApp (22) 981683645, de segunda a sexta, de 9h às 17h”, dizia a nota.
Godofredo Cruz foi inaugurado em 1954
O Estádio Godofredo Cruz foi inaugurado em 24 de janeiro de 1954. Pertencia ao Americano Futebol Clube e sua capacidade comportava 12 300 torcedores, após a execução de novas medidas visando o conforto e a segurança dos frequentadores, já que no passado a sua capacidade anunciada era para 25 000 espectadores.
A partida inaugural foi de Bangu versus Goytacaz, vencida pelo Bangu numa goleada de 4 a 1. O primeiro gol no estádio foi de Lucas (Bangu).
O recorde de público foi de 22.853 pagantes em 30 de março de 1983, em um jogo entre Americano Futebol Clube e Flamengo. Partida válida pelo Campeonato Brasileiro que terminou empatada em 2 a 2.
(M.S.)
Folha 1
RANOTÍCIAS