Imagem de São Salvador percorre as ruas com mensagem de esperança no domingo de Páscoa
Após a missa de Páscoa realizada, neste domingo (12), sem a presença de público, a imagem do Santíssimo Salvador percorreu as principais avenidas da cidade com uma mensagem de paz e esperança para a população campista. Segundo a Diocese de Campos, essa é a primeira vez, em 367 anos, que a imagem deixa a catedral, sem que isso se dê no dia 6 de agosto. Devido à pandemia do novo coronavírus, as celebrações da Semana Santa foram transmitidas pela internet, nos canais de comunicação da Diocese.
“Meus caros irmãos, neste domingo celebramos a páscoa em um momento difícil de pandemia. Mas a Páscoa renova a vida, a Páscoa é uma nova primavera. A Páscoa não é só um ato litúrgico, é uma nova criação. Jesus disse aos seus apóstolos: não vos inquieteis, eu estarei com vocês até o fim do mundo. Ele estará sempre conosco. E através da imagem do Nosso Santíssimo Salvador, que é o padroeiro da nossa cidade, nós vamos experimentar sentir isso nos nossos corações. Ele vai nos encorajar”, afirmou o bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.
Antes, o locutor orienta os fiéis. “Caríssimos amigos, neste momento a imagem do padroeiro de Campos, nosso Santíssimo Salvador, passa pelas ruas da cidade. Ele surge para abençoar a nossa terra, trazendo a esperança de dias melhores. Pedimos que todos permaneçam dentro de suas casas durante essa passagem. A saudação deve ser realizada de dentro dos portões, das janelas ou das sacadas dos apartamentos. Que o Cristo Salvador abençoe nossa cidade neste domingo de Páscoa”, afirma na mensagem divulgada em um trio elétrico.
Toda a celebração da Páscoa, neste ano, foi realizada dor decisão da Diocese, seguindo orientação da Igreja Católica.
— Com a responsabilidade de cuidar da saúde das pessoas, mas também de acatar as normativas sanitárias vigentes, consultamos as autoridades competentes em guardar o isolamento social, sobre a possibilidade da comunhão pascal nas condições propostas que observavam a ausência de aglomerações e a distância social. Foi desaconselhado, pelas autoridades públicas, pelos riscos e pelas condições do processo de embate ao coronavírus, no atual momento. Como a questão que envolve o cuidado com a vida merece a máxima atenção e responsabilidade, temos por bem suspender a comunhão para os fiéis no próximo domingo, em todas as paróquias da Diocese de Campos — diz o comunicado.
Por: CAMILLA SILVA
Folha 1
RANOTÍCIAS