Veículos que estão rumando para o Porto do Açu, são submetidos a barreira sanitária

As cidades de Campos e São João da barra, montaram em conjunto, barreira sanitária para fiscalizar os veículos que se dirigem para o Porto do Açu no intuito de conter um possível avanço do coronavírus (Covid-19).

Barreira sanitária será montada no Cepop
Barreira sanitária será montada no Cepop / Folha da Manhã
Em ação integrada com foco no combate à proliferação do novo coronavírus, a Prefeitura de Campos, juntamente com a Prefeitura de São João da Barra, Sest/Senat e as empresas instaladas no Porto do Açu criaram uma importante ferramenta na orientação e controle dos acessos ao município. Agora, além dos automóveis que chegam à cidade via BR-101, veículos que seguem para o Porto do Açu terão que, obrigatoriamente, passar por uma barreira sanitária instalada no Cepop, em Campos. A instalação de barreiras sanitárias em Campos é uma orientação do Prefeito Rafael Diniz no enfrentamento ao coronavírus. O objetivo é aumentar a segurança das pessoas com medidas de mitigação à disseminação da Covid-19.
Nesta quinta-feira (09), foi realizada uma vistoria no local para a implementação e definição da rota e abordagem de orientação aos motoristas que seguem para o empreendimento – que possui grande fluxo de veículos passando por Campos. Todo e qualquer veículo que estiver seguindo para o Porto terá que passar pela barreira que funciona como um centro de triagem no Cepop e quem estiver a bordo de caminhões, vans, ônibus ou mesmo carros de passeio passará por verificação das equipes envolvidas no processo.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, Felipe Quintanilha, efetuou a vistoria junto às equipes da Porto do Açu, prefeitura de São João da Barra, além do secretário de segurança pública Darcileu Amaral e o comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano de Araújo Mariano. De acordo com Quintanilha, a barreira tem o intuito de identificar e orientar as pessoas, além de prevenir a propagação da doença na cidade.
— Todos esses veículos que estiverem seguindo para o porto terão que acessar o Cepop, exclusivamente, para passar pela barreira. Essa iniciativa vai funcionar 24 horas e o acesso ao Porto dependerá da avaliação feita no Centro de Triagem. Nenhum veículo acessará o empreendimento se não possuir a liberação das equipes. Estamos criando um protocolo em conjunto com a Porto do Açu e a Prefeitura de São João da Barra porque acreditamos que unindo esforços podemos atenuar a propagação do vírus na nossa cidade — disse.
Durante a vistoria, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Samia Lopes Damas Meireles, ressaltou a importância da parceria.
— Essa parceria da Prefeitura de Campos com a Porto do Acu e a Prefeitura de São João da Barra é um trabalho extremamente importante para o controle da disseminação do vírus em nossa região, visto que, são muitos trabalhadores de outros estados e mesmo de outros países que podem estar disseminando a doença. Estaremos juntos para controlar e conscientizar moradores, funcionários e caminhoneiros sobre a necessidade do uso de EPIs e monitorar possíveis casos suspeitos, os mantendo na quarentena, informou.
“A saúde e segurança dos nossos colaboradores e da comunidade do entorno do Porto do Açu são prioridade de todas as empresas instaladas no empreendimento. Pela relevância econômica e social do Porto na região, reconhecemos nosso compromisso no combate à disseminação do coronavírus e não vamos medir esforços neste sentido. Seguimos operando para garantir o abastecimento do país com produtos e insumos essenciais, sem abrir mão dos cuidados para proteger toda a população”, ressalta o diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, Vinícius Patel.
Barreiras sanitárias
Há três semanas, Campos adotou barreiras em pontos estratégicos da cidade com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal, além de agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guarda Civil Municipal, Superintendência de Postura, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. O trabalho consiste em abordar passageiros de veículos que entram e saem da cidade.
Com as barreiras sanitárias da Prefeitura,27.687 veículos já passaram pelas equipes e, com isto, 48.754 pessoas receberam orientação durante a ação, sendo que houve um registro de caso suspeito identificado na barreira, escoltado até uma unidade referenciada onde foi orientado a seguir em isolamento domiciliar. Durante as abordagens, são avaliados motoristas e passageiros de carros, motos, caminhões e ônibus. Aquele que apresentar temperatura igual ou acima de 37,5°C são monitorados por cinco minutos. É feita uma triagem com relação aos sintomas e se a temperatura não baixar, a pessoas é encaminhada a uma unidade referenciada.
Folha 1
RANOTÍCIA

Deixe uma resposta