General Augusto Heleno, ministro do governo Jair Bolsonaro testa positivo para coronavírus
ROBSON ALMEIDA
CONFIRA MATÉRIA:
‘Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA,
acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz’, escreveu o
ministro do Gabinete de Segurança Institucional, de 72 anos.
O próprio Bolsonaro, no entanto, ignorou a orientação e cumpriu agendas diárias desde sexta-feira. No domingo, chegou a participar de manifestações de rua a favor do governo e contra o Congresso. Na ocasião, segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, teve algum tipo de contato com 272 pessoas.
O contato com uma pessoa infectada é uma das formas de transmissão do coronavírus. O presidente foi criticado por infectologistas e até por aliados por expor os manifestantes ao risco de contaminação pela covid-19 (caso esteja com o vírus incubado).
Heleno também não ficou em isolamento total e despachou em seu gabinete no Palácio do Planalto mesmo após a confirmação de que teve contato com alguém infectado.
Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) com base em dados de pacientes chineses apontou mortalidade de quase 22%.
O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos, também fizeram novos exames.
Já o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, fez os exames pela primeira vez na terça-feira. Ramos não estava na comitiva, mas teve contato com duas pessoas confirmados com a covid-19, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) e o secretário adjunto de Comunicação, Samy Liberman.
Por O Dia
RANOTÍCIAS