Polícia identifica veículo que pode ter sido usado em furto de estátua de bronze na Glória
Monumento de 400 quilos foi roubado no mês passado.
Rio – A Polícia Civil identificou o veículo que pode ter transportado a estátua de bronze de 400 quilos que foi furtada na Glória, Zona Sul do Rio. A obra faz parte do monumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca e representa a mãe do proclamador da República.
A escultura tem em torno de dois metros de altura e representa a mãe do Marechal Deodoro da Fonseca, Rosa Maria Paulina de Barros Cavalcanti. No monumento, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, ficam guardados ainda os restos mortais do primeiro presidente do Brasil.
De acordo com a 9ªDP (Catete), as investigações seguem em andamento. A unidade identificou o veículo que pode ter transportado a estátua e os agentes realizam diligências para identificar a autoria do fato.
Representantes da Gerência de Monumentos e Chafarizes do Rio, vinculada à Secretaria de Conservação, registraram o boletim de ocorrência na distrital no mês passado.
A Gerência de Monumentos e Chafarizes cuida de 1.371 monumentos — bustos, esculturas, estátuas, relógios e chafarizes. Para manter as peças, são investidos anualmente R$ 900 mil na manutenção. “No caso de vandalismo ou furto, como da mãe do Marechal, é necessário fazer o levantamento orçamentário, depois uma licitação para que seja confeccionada uma nova escultura e feita a reposição”, informou a gerência, em nota.
Por O Dia
RANOTÍCIAS