Moradores do Parque Aurora em Campos denunciam descarte irregular de lixo e pedem fiscalização
Descarte irregular de lixo/ Rodrigo Silveira
Moradores do Parque Aurora, em Campos, reclamaram, nesta terça-feira (3), da situação do lixo e entulho acumulados na avenida Nossa Senhora do Carmo. Segundo eles, o problema persiste há cerca de seis anos. Os bueiros estão entupidos e o esgoto fica a céu aberto atraindo animais, insetos e favorecendo a proliferação de doenças. Segundo os denunciantes, o descarte irregular, em plena via pública e feito por moradores locais e de bairros vizinhos, ocorre com frequência. Por isso, pedem ao poder público reforço na fiscalização. O local já foi alvo de manifestação em dezembro de 2017, quando moradores atearam fogo em pneus e galhos e bloquearam a avenida.
Por volta das 15h, o morador Vitor Ferreira, de 40 anos, acompanhava o trabalho da equipe da superintendência municipal de Limpeza Pública, que, com auxílio de uma retroescavadeira, localizava o bueiro entupido e fazia a remoção de lixo e entulhos da avenida. Ele informou que o poder público realiza a coleta a cada dois dias no bairro, no entanto, diz faltar conscientização por parte da população e fiscalização pela autoridade competente.
— Quando chove, a situação fica pior porque a sujeira entope o bueiro e, com isso, ocorre o acúmulo de água e esgoto por não haver vazão da água para o valão. Como nós, moradores, vamos passear por uma avenida desse jeito? Com o lixo na avenida, o fluxo de veículos fica em um único sentido e alguns motoristas passam em alta velocidade deixando os pedestres em risco de atropelamento — falou Vitor.
Outro morador Marcelo Andretti, de 53 anos, informou que o local foi destinado para o descarte de lixos há cerca de seis anos, no governo passado, sem aprovação dos moradores. Para conter o descarte irregular, Marcelo solicitou ao poder público um reforço na fiscalização.
— O lixão é instalado em uma área urbana, próximo de várias residências. Ontem, um rapaz foi atacado por um urubu e muitos desses bichos pousam nas casas. Sem contar o odor e os riscos de contrairmos doenças. Quando a área foi destinada para funcionar um lixão, nós, moradores, não fomos ouvidos. Portanto, pedimos que o lixão seja retirado daqui e que, enquanto isso não acontece, que haja uma fiscalização no local, talvez por um guarda municipal capaz de aplicar multas em relação ao descarte irregular, porque a mudança de hábito só acontece quando dói no bolso — declarou o morador no Parque Aurora.
Quanto a questão do esgoto jorrando a céu aberto no local, a concessionária Águas do Paraíba informou, por meio de nota, que “a rede de coleta funciona normalmente no local”. Através de nota, a Superintendência de Limpeza Pública (SULIMP) informou que medidas já estão sendo estudadas para resolver essa situação, que foi detectada pelo órgão. “O recolhimento de entulhos é feito, mas infelizmente, em pouco tempo, há novos descartes irregulares. Uma nova reunião será realizada, esta semana, com a concessionária de limpeza pública e um dos assuntos da pauta será a resolução desta situação”.
Por: Virna Alencar
Folha 1
RANOTÍCIAS