VÍDEOS: Chuvas de domingo provocam estragos em Campos e região

Tempestade causa danos em Campos e sobe nível do

Rio Paraíba.

Uma tempestade atingiu o município de Campos neste domingo (1º) com fortes chuvas e rajadas de vento. A Defesa Civil Municipal de Campos entrou em estágio de atenção em decorrência das fortes chuvas.  Em apenas duas horas, choveu 31mm, de acordo com pluviômetro instalado em Baixa Grande, na Baixada Campista; 46,2mm em Morro do Coco, no norte do município, e 21,8mm no pluviômetro do Jardim Carioca. Fortes ventos também foram registrados. A tempestade teve ventos de mais de 70 quilômetros, de acordo com registro do anemômetro do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O nível do Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 8,48m na medição feita às 15h15.  Às 13h15, o nível do rio era de 8,47m.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, a orientação é para que a população evite deslocamentos neste período, se não for extremamente necessário. “A Defesa Civil está em alerta e monitorando a situação. Estamos de plantão e, qualquer emergência, é só ligar para os telefones 199 ou (22) 98175 2512”, informa major Pessanha, que está com equipe e bombas atuando na Vila dos Pescadores, em Farol de São Thomé, na baixada, onde o volume de chuva foi grande em poucas horas.

Rio Paraíba – Na medição de sábado (29), às 18h15, o nível do rio atingiu a cota de 8,15m, confirmando a previsão da Coordenadoria da Defesa Civil. Neste horário, a vazão da represa Ilha dos Pombos, na cidade de Carmo (RJ), era de 1.150 metros cúbicos de água, por segundo.

Por medida de segurança, o órgão emitiu um alerta sábado (29) de manhã orientando motoristas a não estacionarem no Cais da Lapa porque a previsão era de que o nível subisse e atingisse o local. Às 9h, o rio chegou a cota de 7,94m. Em 8,20m, o Paraíba já atinge o Cais. Major Edison Pessanha explica que, desde sexta-feira (28), o nível do rio vem subindo  em virtude do aumento da vazão da Ilha dos Pombos, na cidade de Carmo (RJ). Na quinta (27), a vazão era 410m3/s.

“Na sexta, a vazão da Ilha dos Pombos foi aumentada para 1.050m3/s e reduzida para 900m3/s no final da tarde. Mas neste sábado aumentou novamente para 1000m3/s, podendo chegar a 1200m3/s ainda na tarde de hoje”, detalhou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha. Na quinta, em Campos, o nível do Paraíba era de 6,62m e a sexta, 7,06m.

Atualização às 21h30: O nível do Rio Paraíba neste domingo (1º), às 21h15, atingiu a cota de 8,54m com vazão da Ilha dos Pombos de 1.250 metros cúbicos, por segundo.

Parte de prédio desabou (Fotos: Rodrigo Silveira)Parte de prédio desabou (Fotos: Rodrigo Silveira)

Foto: Rodrigo Silveira

Também na noite de domingo, por consequência das chuvas seguidas de ventanias, um antigo prédio que ficava na esquina de Rua Barão do Amazonas, esquina com Avenida Alberto Torres, não resistiu e desabou, provocando transtorno no trânsito ainda nesta manhã de segunda-feira.

Um vídeo foi registrado logo após o momento do desabamento e caiu nas redes sociais:

WhatsApp

WhatsApp

Devido ao desabamento do antigo prédio, o trânsito precisou ser interditado desde as primeiras horas dessa segunda-feira, o que acabou por provocar o desvio do fluxo do tráfego no centro da cidade.

Na Praia de Farol de São Thomé, os estragos também foram grandes e a forte chuva acompanhada de vendavais levou medo à muitas pessoas que se encontravam no Balneário. A chuva destruiu barracas e derrubou arvores dificultando o trânsito na pista principal:

 

Por: N.U.

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta