Navio com minério de ferro encalha e ameaça afundar no litoral do MA
A embarcação começou a afundar por causa de dois buracos em sua estrutura. Marinha acompanha o caso por conta de possíveis riscos ao meio ambiente.
Um navio carregado com toneladas de minério de ferro começou a afundar por causa de ao menos dois buracos em sua estrutura no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Maranhão. A embarcação foi abastecida com minério da Vale e saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís. O destino era um comprador em Qingdao, na China
Navio Stellar Banner sofre fissura no casco no meio do Oceano Atlântico — Foto: Divulgação
Em nota, a Marinha disse que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso. Disse ainda que não houve vazamento de minério de ferro no oceano, até o momento.
“Foi realizada, na manhã de hoje (26), uma reunião com o Agente Marítimo, representante da Vale, Autoridade Portuária e com dois membros da empresa Ardent Global, a qual contratada pelo Armador para apresentar tão logo possível o Plano de Salvatagem desta embarcação. Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento”, diz a nota da Marinha.
Por Rafael Cardoso, G1 MA — São Luís