VÍDEO: após anos de abandono, imóvel histórico é demolido em Campos

ROBSON ALMEIDA

Com autorização do judiciário, parte interna da casa desabitada, foi ao chão neste domingo (16).

Fachada de residência será preservada

Fachada de residência será preservada.

Fachada de residência será preservada

Após anos e mais anos abandonado, mesmo sendo tombado pelo Patrimônio Histórico de Campos, imóvel tem apenas fachada preservada e seu interior e é totalmente demolido.
Com autorização do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam) foi realizada, ao longo da tarde do último domingo (16), a demolição do interior da residência número 334/338 na Avenida Sete de Setembro, datada de 1939.
A demolição foi acordada entre a proprietária do imóvel, Maria de Fátima Pessanha; a presidente do Coppam, Cristina Lima; major Edison Pessanha, coordenador de Defesa Civil de Campos; e seus respectivos assessores jurídicos em audiência presidida pelo Dr. Marcelo Lessa. De acordo com os documentos, o imóvel apresentava risco de desabamento, trazendo perigo aos transeuntes que circulavam na via.
Foi decidido, então, ainda em novembro de 2019, que fosse realizado o escoramento da fachada do edifício, de 80 anos, para preservá-lo e cessar com o risco de desabamento que trazia. O processo de demolição do interior e reforço estrutural da fachada foi realizado pela proprietária, através da empresa Projeto Estrutural. Não há, no entanto, propósito previsto para o imóvel.
A equipe tentou ligar para a dona da propriedade, sem sucesso. Cristina Lima, no entanto, foi solicita e afirmou, “sem danos a fachada, que é de responsabilidade do Coppam, ela (a proprietária) ficou autorizada a realizar a demolição da parte interna.”
Por: ÍCARO ABREU BARBOSA
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta