Vídeo: avião que foi utilizado na Segunda Guerra é destruído no Rio de Janeiro
Confira matéria a seguir:
A aeronave DC-3 PP-VBF, usada pela US AIR FORCE na Segunda Guerra Mundial e pilotada pelo lendário Howard Hughes, que estava no pátio do Aeroporto do Galeão, foi pulverizada após decisão da massa falida da Varig. A ação, que aconteceu no último dia 31/01, foi realizada após alegação de que os custos para manter o histórico avião no local eram altos demais.
Segundo consta, a massa falida da Varig tentou algumas soluções. A primeira foi a doação ao Musal – Museu Aeroespacial, que recusou após um laudo informar que a aeronave estava com alto índice de corrosão. De acordo com Wagner Bragança, administrador judicial da massa falida da Varig, para retirar o avião do Galeão, o valor seria superior a R$ 200 mil. Pressionada pela Rio Galeão, a TAP ME teria enviado correspondência aplicando uma multa diária.
O avião destruído
A Rio Galeão e a TAP ME se disseram surpresas e negaram sua participação na decisão.
“Uma decisão burra, estúpida e típica de um burocrata medíocre sentando em uma cadeira torta, em frente de um computador obsoleto, mas sentindo-se poderoso pelo mandato outorgado pela Vara Empresarial”, escreveu Cláudio Magnavita, jornalista especializado em aviação, editor Correio da Manhã.
Em 1942, durante a segunda guerra, a aeronave voou com o prefixo 42-24294. Após o conflito, foi usado pela Howard Hughes Tool Co com a matricula civil NC68358, tendo sido pilotado pelo milionário americano Howard Hughes, imortalizado no cinema no filme O Aviador, encenado por Leonardo de Caprio.
Por: Felipe Lucena
diariodoRio.com
RANOTÍCIAS