Leilão da Usina Santa Cruz que seria realizado nesta terça-feira (4) é suspenso em São Paulo
Foto: www.sfnotícias.com.br
O leilão dos bens da Usina Santa Cruz que iriam ser arrematados nesta terça-feira no Hotel Nacional Plazza, em São José do Rio Preto, em São Paulo, foi suspenso por determinação da 8ª Vara Cível daquele município, atendendo pedido dos advogados da empresa Canabrava Bioenergética Participações S/A. A suspensão inclusive foi comunicada no site da empresa Lance Já, organizadora do pregão.
— Recebemos mais esta decisão com muita satisfação e sentimento de dever cumprido para com as famílias envolvidas. Apesar de ser mais uma demanda (dívidas trabalhistas) que não faz parte de nossa gestão, nos empenhamos com todo departamento jurídico e auxiliares externos para conseguirmos suspender a decisão do leilão. A empresa vai continuar trabalhando para sairmos vitoriosos neste processo — disse o arrendatário da Usina Canabrava, Rodrigo Luppi.
A Santa Cruz foi adquirida ao empresário Willian Pryetman pela Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA), pertencente ao Grupo J. Pessoa, de Pernambuco, empresa situada em Rio Preto. Endividada, a CBAA entrou em recuperação judicial e o patrimônio da indústria foi adquirido pelo Grupo Canabrava, por R$ 65 milhões. Junto com as terras e os planos de retomar as atividades da usina, vieram as dívidas trabalhistas.
— Quando assumimos o total de ações trabalhistas era próximo de 3.500, mas em dois anos liquidamos aproximadamente 1.200 ações, restando em torno de 2.300. No nosso planejamento, estamos programando liquidarmos todas elas nos próximos três anos — disse Rodrigo.
No dia 25 de janeiro, após uma manifestação de protesto, os antigos trabalhadores da usina obtiveram uma vitória com a suspensão do leilão do loteamento onde ficam suas moradias em frente à indústria hoje desativada.