Nível de rios na região ainda preocupa. Vídeos:

 

Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba está em 5,97m
Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba está em 5,97m / Foto do leitor
Municípios do Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas cheias dos rios, em consequência das fortes chuvas que afetaram os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, continuam em alerta. Em Itaperuna, a avenida Cardoso Moreira, por onde passa a BR 356, foi totalmente interditada, na manhã desta segunda-feira (27), para todos os veículos, exceto os que estão a serviço do poder público para auxiliar a população. Já a Defesa Civil de Cardoso Moreira está em estágio de alerta máximo. Às 8h, o nível do rio Muriaé, que corta a cidade e cuja cota de transbordo é 8 metros, estava em 9,80 metros. Ainda nesta manhã, o rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu 8,95 metros. O transbordamento acontece quando o nível das águas chega a 10,20 metros. Em toda a região, cerca de 6 mil pessoas estão fora de suas casas, entre desalojados e desabrigados.
Segundo a secretaria do Ambiente e Defesa Civil de Cardoso Moreira, o nível do rio Muriaé chegou a 9,80 metros e ultrapassou sua cota de transbordo. “Seguimos em vigilância. Monitorando a situação do nível do rio nos municípios à montante. Defesa Civil em estágio de alerta máximo”, informou.

A Defesa Civil de Italva, que segue monitorando o rio Muriaé, informou que, de acordo com a última medição, feita às 6h30 desta segunda, o nível das águas estava em 5,29 metros, totalizando 1,09 metros acima da cota de transbordo. “Houve aumento durante a madrugada, mas, neste momento, encontra-se estável. Continuamos em estado de alerta”, informou o órgão.

Já no município de Bom Jesus de Itabapoana, onde o rio também transbordou e invadiu ruas e casas, o prefeito Roberto Tatu decretou situação de emergência. Foi definido ponto facultativo, nesta segunda e terça (28), para todas as repartições da administração pública afetadas pelas chuvas. Entre os serviços suspensos, está a Clínica da Família. A unidade está com acesso impedido devido ao alcance das águas.
A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, informou que também está monitorando o nível do rio Itabapoana, na divisa entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. “Caso o nível do rio atinja o tabuleiro da ponte, de acordo com nossos técnicos, como medida mitigatória de segurança e prevenção, a pista será fechada em ambos os sentidos, e rotas alternativas serão sinalizadas. Neste momento, o nível de água do rio Itabapoana está a 1,20m do tabuleiro da ponte”, explicou a empresa em nota.
Em Santo Antônio de Pádua, a Prefeitura informou que o nível do rio Pomba chegou a 5,97 metros. A Prefeitura orienta que a Defesa Civil está atendendo chamados através dos números (22) 3851-2165 ou 199.
Em Laje do Muriaé, que contabiliza 60 desabrigados e 3220 desalojados, o nível do rio Muriaé, cujo transbordamento acontece em 5,15 metros, baixou mais de 50 centímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. A medição exata não pôde ser feita porque, com a força das águas, a régua utilizada foi arrastada. O coordenador do órgão, Alexandro Vicente Fernandes, explicou que, na parte da mais baixa do município, as águas ainda estão 1,30 metros acima da cota de transbordo, mas a previsão é de que, sem chuvas na cabeceira do rio, o nível pode normalizar ainda nesta segunda.
— Quarenta por cento dos pontos alagados já estão voltando ao normal. Agora, estamos fazendo com que as pessoas voltem às suas vidas normais onde a água já baixou. Estamos auxiliando com medicamentos, limpeza, alimentos, água, colchão. A gente está ajudando a amenizar — explicou Alexandro.
Nível dos rios na manhã desta segunda
Rio Paraíba do Sul
Campos – Nível de transbordo: 10,40m – atual: 8,95m
Rio Muriaé
Italva – Nível de transbordo: 6,5m – atual: 5,29m
Cardoso Moreira – Nível de transbordo: 8m – atual: 9,80m
Laje do Muriaé – Nível de transbordo: 5,15m – atual: 7,55m (pela manhã de domingo. Não houve nova medição porque a régua foi danificada, mas nível diminuiu cerca de 50 centímetros na manhã desta segunda-feira)
Itaperuna – Nível de transbordo: 4,5m – atual: 5,89m
Rio Pomba
Santo Antônio de Pádua – Nível de transbordo: 3,85m – atual: 5,97m
Rio Itabapoana
Bom Jesus do Itabapoana – Nível de trasbordo: 2,10m – atual: 5,65m
Rio Carangola
Porciúncula – Sem medição atualizada
Natividade – atual: 6,35m
Fotos, mostram com exatidão a situação que ficaram algumas cidades:
Alguns vídeos chegaram até a nossa redação e nele se pode ver o desespero das pessoas ao verem a invasão das águas destruindo tudo em seu caminho:
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta