Nevoeiro pode ter causado acidente com helicóptero que matou Kobe Bryant

Ainda não se sabe se existia uma caixa-preta na aeronave.

(FILES) In this file photo taken on November 21, 2015 Kobe Bryant (24) of the Los Angeles Lakers looks on during the Lakers NBA match up with the Toronto Raptors,at Staples Center in Los Angeles, California. - According to multiple US media sources,  Kobe Bryant died in a helicopter crash in Calabasas, California on January 26, 2020. (Photo by Robyn BECK / AFP)

(FILES) In this file photo taken on November 21, 2015 Kobe Bryant (24) of the Los Angeles Lakers looks on during the Lakers NBA match up with the Toronto Raptors,at Staples Center in Los Angeles, California. – According to multiple US media sources, Kobe Bryant died in a helicopter crash in Calabasas, California on January 26, 2020. (Photo by Robyn BECK / AFP) – AFP
Estados Unidos – O acidente de helicóptero que vitimou o astro do basquete Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas, neste domingo, na Califórnia, ainda está na fase inicial de investigações. Mas informações preliminares divulgadas pela imprensa norte-americana garantem que as condições climáticas eram tão ruins que a polícia não operou com aeronaves pela manhã no condado de Los Angeles.

O FBI está no comando das investigações, que ainda conta com a Agência Federal de Aviação dos EUA e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês), que nunca registrou um acidente envolvendo um modelo Sikorsky S-76B, igual ao que Kobe estava. Ainda não se sabe se existia uma caixa-preta na aeronave.

Acidente deixou nove mortos, entre eles Kobe Bryant e sua flha Gianna – AFP

“As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo”, afirmou Rubenstein, porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles. A nebulosidade era “tão forte que nós não estávamos realizando voos.”

Médico legista de Los Angeles, Jonathan Lucas disse que o terreno onde a aeronave caiu é irregular e isso dificulta o trabalho da perícia que trabalha no local. Ele estimou que levaria pelo menos alguns dias para concluir essa tarefa. A situação seria mais complicada porque o ponto da queda é residencial e muitos moradores e curiosos estão se aglomerando para acompanhar a movimentação das autoridades.

Ao jornal Los Angeles Times, uma testemunha relatou ter ouvido um helicóptero muito mais baixo que o normal enquanto tomava café. “O barulho estava estranho e ele [voava] muito baixo. Eu vi o helicóptero caindo e ouvi barulhos de motor. Mas estava difícil distinguir, já que a nebulosidade estava muito densa”, revelou Jerry Kocharian. “Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver a isso”, concluiu a testemunha.

O primeiro chamado feito para a polícias para relatar o acidente aconteceu às 9h47 do horário local (14h47 de Brasília). Segundo os bombeiros, não havia nenhum sobrevivente quando o resgate chegou.

“Nossos bombeiros caminharam até o local do acidente, com o equipamento médico e as mangueiras para extinguir um incêndio complicado, gerado tanto por incêndio florestal causado pelo helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Darys Osby.

De acordo com a rede de TV americana CBS, as nove vítimas do acidente fatal já foram identificadas. São eles: Kobe e sua filha Gianna, o técnico de beisebol John Altobelli, sua mulher, Keri, e sua filha, Alyssa (colega de time de Gianna), Christina Mauser, assistente técnica do time feminino da Harbor Day School, e Sarah Chester e sua filha Payton, provavelmente também do time de basquete feminino da academia de Kobe, e o piloto Ara Zobayan.

Por ESTADÃO CONTEÚDO
O Dia

Deixe uma resposta