Tempestades deixam rastro de destruição mundo a fora
Revisto em alta número de mortos em Espanha. Glória já fez
13 vítimas.
Foi encontrado o corpo de um pescador que foi arrastado por uma onda enquanto
pescava.
© Reuter’s
Depois de, ao início da tarde desta quinta-feira, as autoridades terem revisto em alta o número de mortos em Espanha na sequência da tempestade Glória, o balanço volta a ser atualizado depois de ter sido encontrado o corpo de mais um homem, um pescador. No total, são 13 as vítimas mortais até ao momento.
Ao final da tarde desta quinta-feira, as autoridades, citadas pelo El País, avançaram com a confirmação da morte de um pescador de 50 anos que foi arrastado por uma onda em L’Ametlla de Mar, Tarragona, enquanto pescava numas rochas.
O pescador foi resgatado por um helicóptero do Salvamento Marítimo e socorrido por efetivos dos Bombeiros da Generalitat (governo regional) e do Sistema de Emergências Médicas (SEM), que não puderam fazer nada para lhe salvar a vida.
Recorde-se que, também nesta tarde, foi encontrado o corpo de um homem dentro do seu carro, em Cabacés, Tarragona. O número de desaparecidos, porém, mantém-se inalterado: quatro. Falamos de um marinheiro que foi arrastado por uma onda em Palamós, Girona, um jovem que praticava canoagem e duas pessoas em Ibiza, uma das quais de nacionalidade britânica.
Durante esta intempérie que afeta a vizinha Espanha, as autoridades têm registado um intensidade das chuvas pouco habitual. Nesta quinta-feira, o fluxo das águas da chuva ultrapassou os 1.300 metros cúbicos por segundo. Com efeito, as forças de segurança apelam a que as pessoas subam aos andares superiores das suas habitações. Quem não tiver essa possibilidade deve contactar a autarquia, que indicará o ponto de acolhimento mais próximo.
Desde domingo, o leste de Espanha, nomeadamente Barcelona, está a ser fustigado por chuvas fortes, nevões, rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora e ondas com mais de 10 metros de altura.
MUNDOAOMINUTO