PM apreende 505 fuzis em 2019 e bate recorde da década no RJ
Até setembro de 2019, número já era equivalente ao
registro máximo anterior quer era de 2017. No total,
segundo a PM, 8,4 mil armas foram apreendidas.
Homens carregam fuzis no Complexo do Chapadão, no Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo
A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu 505 fuzis em todo o ano de 2019. O número é o maior registrado da década: o recorde anterior era de 2017, quando 382 fuzis foram apreendidos.
A marca já havia sido atingida em setembro. O número total de armas apreendidas em 2019, segundo a secretaria de Polícia Militar, foi de 8,4 mil.
Segundo estimativas da Polícia Civil, o Rio é a cidade com mais fuzis no Brasil: de 3 a 3,5 mil dessas armas estariam nas mãos de criminosos.
A arma poderosa é usada países em guerra ou que enfrentam o terrorismo. No Rio, passou a fazer parte da rotina dos moradores, tanto em patrulhamentos de rotina e operações policiais.
Em março, no dia em que prenderam Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados de terem matado a vereadora Marielle Franco no Centro do Rio em 2018, 117 fuzis M-16 foram encontrados desmontados em caixas, dentro de uma casa no Méier, Zona Norte da cidade. Eles eram de Ronnie Lessa e estavam na casa de um amigo do PM reformado, acusado de ter atirado contra a vereadora.
Segundo o delegado Marcos Amin, titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), as armas eram falsificadas, mas funcionavam. O destino das armas é investigado pela Polícia Civil.
Por G1 Rio